Pesquisa mostra o que mais frustra candidatos em processos seletivos

Pesquisa apontou práticas de recrutadores em processos seletivos que mais deixam os profissionais frustrados

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Já falamos aqui de erros no currículo que afastam os recrutadores e coisas que não se deve fazer em entrevistas de emprego, mas não são só os recrutadores que tem suas queixas. O outro lado do processo seletivo, ou seja, os candidatos, também se frusta ou se irrita com certas práticas de recrutadores.

Uma pesquisa global realizada pela empresa de Recrutamento e Seleção Robert Half, com 9 mil profissionais em busca de emprego em 11 países diferentes, entre eles o Brasil, comprova que a falta de feedback após um processe seletivo é o que mais irrita os candidatos.

Falta de feedback é a principal queixa

Entre os brasileiros, 58% apontaram que a demora no retorno ou o total sumiço dos recrutadores após o processo seletivo é a atitude que mais os desaponta. Na amostra global, o item também é o primeiro da lista, citado por quase metade deles: 46% dos profissionais.

“Não há a menor dúvida, a falta de retorno é a principal reclamação de candidatos”, afirmou Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.  As queixas dos candidatos, de acordo com ele, em grande parte, poderiam ser evitadas se a comunicação fosse mais clara. Veja o ranking:

Frustração Brasil Global
Retorno lento para informar minha posição no processo de recrutamento 58,10% 46%
Ser submetido a várias entrevistas com o mesmo empregador 48,60% 40%
Falta de comunicação a respeito das etapas necessárias no processo de recrutamento 48,20% 39%
Falta de transparência sobre benefícios e recompensas 41,70% 26%
Demora na decisão 30,20% 37%
Alterações das exigências do cargo 29,10% 21%
Dificuldade para marcar entrevistas 25,20% 21%
Decepção com os termos do contrato 18,90% 18%

 

Pra evitar mal-entendido, vale seguir as dicas abaixo:

  • Quais serão as etapas do processo seletivo? Envie um cronograma para os candidatos. Assim eles saberão quantas vezes serão entrevistados e para quando devem aguardar uma resposta.
  • Você realmente dará feedback aos eliminados do processo seletivo? Quando? Você telefonará ou enviará um e-mail?  Só prometa o que for mesmo possível.
  • A entrevista serve para o recrutador avaliar o candidato, mas também para o profissional avaliar se deseja mesmo trabalhar na empresa. Por isso, o entrevistador deve ser claro quanto as exigências do cargo, salários e benefícios.

Dicas para os candidatos pedirem retorno da empresa

Aos profissionais que participam de processos seletivos, Mantovani recomenda que perguntem sobre datas e fases do processo. Entrar em contato com recrutador só é indicado quando o prazo combinado para o término do processo seletivo terminou, assim mesmo, é bom aguardar uns dois ou três dias, pois algum contratempo pode ter atrasado o resultado final.

Qual é o jeito certo de abordar o recrutador?

Ir até a empresa? Fora de cogitação. Para não errar, o profissional deve preferir o e-mail. Telefonar, somente se o recrutador já usou este meio para falar com você e se não há outra forma de entrar em contato. E claro, mantenha sempre o tom cordial; agressividade não vai ajudar em nada.

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