Pesquisa mostra o que mais frustra candidatos em processos seletivos

Pesquisa apontou práticas de recrutadores em processos seletivos que mais deixam os profissionais frustrados

Já falamos aqui de erros no currículo que afastam os recrutadores e coisas que não se deve fazer em entrevistas de emprego, mas não são só os recrutadores que tem suas queixas. O outro lado do processo seletivo, ou seja, os candidatos, também se frusta ou se irrita com certas práticas de recrutadores.

Uma pesquisa global realizada pela empresa de Recrutamento e Seleção Robert Half, com 9 mil profissionais em busca de emprego em 11 países diferentes, entre eles o Brasil, comprova que a falta de feedback após um processe seletivo é o que mais irrita os candidatos.

Falta de feedback é a principal queixa

Entre os brasileiros, 58% apontaram que a demora no retorno ou o total sumiço dos recrutadores após o processo seletivo é a atitude que mais os desaponta. Na amostra global, o item também é o primeiro da lista, citado por quase metade deles: 46% dos profissionais.

“Não há a menor dúvida, a falta de retorno é a principal reclamação de candidatos”, afirmou Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.  As queixas dos candidatos, de acordo com ele, em grande parte, poderiam ser evitadas se a comunicação fosse mais clara. Veja o ranking:

FrustraçãoBrasilGlobal
Retorno lento para informar minha posição no processo de recrutamento58,10%46%
Ser submetido a várias entrevistas com o mesmo empregador48,60%40%
Falta de comunicação a respeito das etapas necessárias no processo de recrutamento48,20%39%
Falta de transparência sobre benefícios e recompensas41,70%26%
Demora na decisão30,20%37%
Alterações das exigências do cargo29,10%21%
Dificuldade para marcar entrevistas25,20%21%
Decepção com os termos do contrato18,90%18%

 

Pra evitar mal-entendido, vale seguir as dicas abaixo:

  • Quais serão as etapas do processo seletivo? Envie um cronograma para os candidatos. Assim eles saberão quantas vezes serão entrevistados e para quando devem aguardar uma resposta.
  • Você realmente dará feedback aos eliminados do processo seletivo? Quando? Você telefonará ou enviará um e-mail?  Só prometa o que for mesmo possível.
  • A entrevista serve para o recrutador avaliar o candidato, mas também para o profissional avaliar se deseja mesmo trabalhar na empresa. Por isso, o entrevistador deve ser claro quanto as exigências do cargo, salários e benefícios.

Dicas para os candidatos pedirem retorno da empresa

Aos profissionais que participam de processos seletivos, Mantovani recomenda que perguntem sobre datas e fases do processo. Entrar em contato com recrutador só é indicado quando o prazo combinado para o término do processo seletivo terminou, assim mesmo, é bom aguardar uns dois ou três dias, pois algum contratempo pode ter atrasado o resultado final.

Qual é o jeito certo de abordar o recrutador?

Ir até a empresa? Fora de cogitação. Para não errar, o profissional deve preferir o e-mail. Telefonar, somente se o recrutador já usou este meio para falar com você e se não há outra forma de entrar em contato. E claro, mantenha sempre o tom cordial; agressividade não vai ajudar em nada.

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