Trabalhar em excesso é ruim para a saúde e … para a carreira também

Trabalhar sem descanso pode ser prejudicial não apenas para a saúde, mas para a sua carreira

Você é um workaholic? Trabalha sem parar? Fazer hora-extra já é rotina? Mesmo em seus momentos de folga, você está ligado no trabalho, através do telefone ou internet? Más notícias: sua saúde pode ser prejudicada e sua carreira também. Segundo um novo estudo da City University, de Londres, exagerar no trabalho atrapalha a vida profissional.

Como a pesquisa foi feita

Para chegar a essa conclusão, que pode soar inusitada, os pesquisadores analisaram os efeitos do trabalho exagerado sob dois pontos de vista: o do bem-estar (estresse, fadiga e satisfação profissional) e o dos resultados na carreira (segurança no emprego, reconhecimento e perspectivas de promoção). Eles usaram dados de mais de 50 mil pessoas de 36 países europeus, e incluíram algumas variáveis, como se o trabalho envolvia mais esforço físico ou intelectual e o quão livre o funcionário é no quesito horários de expediente.

Resultados

Os resultados foram claros: o aumento de esforço no trabalho estava associado não só à redução do bem-estar, mas também a resultados profissionais inferiores. Isso foi atestado até em profissões que pagam bem, ou seja, nas que as pessoas até trabalham duro, mas são bem-recompensadas no fim do mês.

Porque trabalhar em excesso não ajuda em seu crescimento profissional?

O primeiro ponto é a saúde. O estresse elevado é um dos principais fatores que levam a problemas cardíacos. Além disso, quando você está cansado e estressado, dificilmente terá um bom rendimento, mesmo que passe mais horas dentro da empresa. Irritabilidade, dificuldade de se concentrar são só alguns dos problemas acarretados pela falta de um descanso adequado.

Em outras palavras, trabalhar por mais horas não é sinal de ser mais produtivo. E muitas empresas tem percebido isso. É cada vez mais comum que organizações prefiram que seus funcionários cumpram rigorosamente seus horários, exatamente para garantir que eles estejam descansados e, assim, mais produtivos e menos propensos a adoecer.

Sendo assim, é importante colocar seus esforços no trabalho, mas também é importante saber que os períodos de descanso são fundamentais. Empresas valorizam os funcionários competentes e engajados no trabalho. Mas, para o seu próprio bem , e o da organização, nunca é bom exagerar.

Procurando oportunidades? Acesso o RIOVAGAS