4 dicas para aumentar seu nível de concentração no trabalho

Precisando se concentrar mais? Confira 4 dicas para aumentar seu nível de concentração no dia-a-dia

A concentração é fundamental para manter a produtividade no trabalho e nos estudos. Muitas pessoas, no entanto, têm dificuldade em manter o foco. A falta de atenção pode ocasionar atrasos na entrega de atividades ou até mesmo erros.

Se você tem dificuldades para se concentrar, confira as dicas abaixo:

1.Coma bem

A fome é uma grande inimiga da atenção. Muitas vezes, as pessoas não dão tanta importância à alimentação e passam muitas horas sem se alimentar. Portanto, jamais pule refeições.

Mas, atenção: comer bem não significa comer em excesso. Como todo mundo já deve ter percebido em algum momento da vida, comer demais, principalmente alimentos muito calóricos, costumar dar sono.

Já uma alimentação balanceada pode até potencializar o rendimento no trabalho. Esses nutrientes são muito indicado:

  • Vitaminas do complexo B: fazem bem à memória. São encontradas principalmente em alimentos integrais. Também pode ser encontrado na couve, espinafre, leite, fígado e ovos.
  • Ômega-3: atua na membrana cerebral, impedindo a oxidação das células nervosas. Algumas fontes: linhaça, chia, salmão, atum e sardinha.
  • Fisetina: um fitoquímico que melhora a memória a longo prazo. Está presente na maçã, no morango, no kiwi, na uva e na laranja.
  • Beta-Sitosterol: é um fitoquímico presente em alimentos como abacate. Ajuda a reduzir os níveis de cortisol, hormônio causado pelo estresse que prejudica a concentração.
  • Taurina: é um aminoácido excelente para as funções cardíacas e que ainda é energizante. Pode ser encontrado em carnes (de boi, frango ou peixe), laticínios, ovos, alho, beterraba, nozes, feijão e salsa.

2. Durma o suficiente

O sono é extremamente importante para a concentração. Muitas pessoas com dificuldade para se concentrar não dormem o suficiente ou possuem o sono agitado. A maioria das pessoas precisa dormir entre sete e nove horas de sono por noite. Se você já acorda se sentindo cansado, é sinal de que não está dormindo o suficiente. Procure a  orientação de um médico para descobrir o que tem atrapalhado o seu sono.

3. Faça listas

Para ajudar você a manter o foco no que precisa ser feito, crie o hábito de listar tudo que você precisa fazer durante o dia ou a semana. A lista deve seguir a ordem de importância, com as mais urgentes antes, seguidas das secundárias. Dê preferencia, estabeleça prazos e metas para o cumprimento dessas tarefas.

4. Faça pausas

Trabalhar de forma interrupta não ajudará você a produzir mais, isso porque, geralmente, as pessoas têm dificuldade em manter o foco quando enfrentam tarefas demoradas. Pequenos intervalos podem ajudá-lo a aumentar a concentração. Recomenda-se usar algum tipo de cronômetro para planejar uma pausa.

Se você tentar todas essas dicas e ainda tiver dificuldades de concentração, é fundamental ir ao médico para se certificar de que não há um fator bioquímico que interfira na sua atenção.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS