Vontade de cochilar no trabalho? Confira 5 dicas para ter mais energia

Confira 5 dicas fáceis para evitar o sono durante o expediente

Difícil encontrar um profissional que nunca tenha sentido um pouco de sono no trabalho, principalmente quem trabalha sentado. Pensando nisso, separamos 5 dicas para aqueles dias que surge aquela vontade de tirar um cochilo:

1. Faça uma lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas faz com que você comece o dia com foco no que mais importa, sem se distrair com coisas menores. É recomendável fazer essa lista no fim do expediente, planejando o dia seguinte, assim você não perde tempo nem energia pela manhã.

2. Alimente-se melhor

Uma alimentação pouco balanceada pode ser a causa do seu desânimo, por isso vale a pena fazer um exame de sangue para checar se não estão lhe faltando vitaminas e nutrientes. Além disso, excesso de carboidratos refinados e açúcar em geral tendem a dar efeito rebote no ânimo, ou seja, no momento que você os consome parece ganhar mais energia, mas algum tempo depois fica com ainda mais sono. Fora que comer demais é certeza de desânimo imediato, por isso priorize uma alimentação mais leve e saudável para aumentar seu nível de energia. E não se esqueça: beba ÁGUA, pois, assim como todo o seu corpo, seu cérebro também precisa dela para funcionar bem.

3. Ouça música, mas não as suas preferidas

Pode parecer estranho, mas silêncio costuma fazer com que as pessoas dispersem mais e se percam em pensamento. Por isso, música pode ajudar você a se concentrar. Mas, cuidado: escolha uma playlist de músicas que não captem sua atenção, pois a intensão é focar nas suas atividades.

4. Crie pausas estratégicas

Se engana quem pensa que trabalhar muitas horas seguidas rendem mais. Ficar horas se dedicando a mesma atividade sem parar, torna você muito mais propicio a sentir sono e se distrair. Fazer pausas estratégicas, de 90 em 90 minutos, por exemplo, é uma das maneiras mais eficientes para render em dias de longas jornadas. A cada pausa, você desfoca do computador, olha para a rua, se alonga, toma água, se espreguiça ou usa esse tempinho intermediário para checar o e-mail ou o WhatsApp. Quando retorna ao trabalho consegue manter muito mais a sua concentração.

5. Tente fazer tarefas mais desafiadoras

Se puder deixar para fazer os trabalhos mais complexos nos dias de desânimo, este será um ótimo antídoto para a preguiça. O que você já faz no piloto automático alimenta o sono, enquanto as atividades mais desafiadoras deixam você ligado.

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