6 Dicas para aumentar a sua motivação no trabalho

Pequenas mudanças de atitudes podem transformar você em um profissional mais motivado

A motivação é um elemento essencial para que qualquer profissional alcance o sucesso. Muito se fala em como empregadores e gestores podem deixar suas equipes mais motivadas. Mas, você sabia que você mesmo pode se motivar?

Por mais que se goste do que se faz, não são todos os dias que acordamos cheios de entusiasmo. Porém, algumas pequenas mudanças na rotina podem ajudar a aumentar a motivação. Confira quais são:

1. Se comprometa a fazer o seu melhor

Procure ser o melhor no que faz. Quando fazemos algo bom que nos orgulha, a motivação e satisfação vêm automaticamente.

2. Crie metas 

Estabelecer pequenas metas e realizá-las é uma maneira eficaz de permanecer motivado durante projetos e processos de longo prazo. Cada profissional deve definir suas metas, de acordo com seu trabalho e os pontos em que deseja melhorar. Por exemplo, se cumprir prazos é um problema para você, estipule a meta de entregar tudo sem atrasos por uma semana. Apenas tome cuidado para estipular metas que sejam realmente possíveis de alcançar, pois a frustração de não cumprir um objetivo pode desmotivar você.

3. Acompanhe sua própria performance

Quem busca automotivação, precisa saber os resultados que deseja alcançar, assim saberá quando atingiu o objetivo, em vez de esperar elogios. Pautar seu reconhecimento em indicadores externos pode causar frustração, pois o chefe pode até achar que você fez um excelente trabalho, porém pode acabar não fazendo um elogio da forma que você espera.

4. Crie uma premiação para você mesmo

Cada meta alcançada deve ser comemorada de alguma forma. Então, estipule prêmios para você mesmo, pode ser um jantar, um passeio ou até um chocolate.

5. Peça por feedbacks

Feedbacks podem ser assustadores, mas também funcionam muito bem como ferramenta motivadora. Se o seu trabalho está falhando em certas áreas, a crítica construtiva pode funcionar como algo desafiador.

6. Saia da sua zona de conforto

Fazer todos os dias a mesma coisa cansa qualquer pessoa, por isso, para manter-se motivado, é preciso fugir da mesmice. Você deve estar se perguntando como vai fazer algo diferente, se você possuiu funções definidas em seu trabalho. A dica é procurar formas de fazer a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Por exemplo, se há métodos igualmente eficientes para realizar uma atividade, porque você não deixa o que você está acostumado a utilizar um pouco de lado e experimenta outro? Faça pequenas mudanças na sua rotina e perceba como é possível desenvolver novas competências e realizar coisas mais desafiadoras.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

 

Responder