Saiba qual melhor dia para você se candidatar a uma vaga de emprego

currículo

Currículo: saiba qual melhor dia para você se candidatar a uma vaga de emprego

Para melhorar os resultados, é necessário optar por empresas que melhor atendam ao seus objetivos e qualificações, bem como, as vagas mais equiparadas ao seu perfil.

Continue lendo o artigo e descubra qual o melhor dia para enviar seu currículo!

Currículo: descubra qual o melhor dia para enviar o seu

Afinal, existe melhor dia para enviar currículo? A resposta para esta pergunta é sim!

Segundas e terças-feiras, sem dúvida, são os melhores dias para procurar emprego, enviar ou entregar o currículo. Vale lembrar, que o melhor horário é geralmente pela manhã, visto que as melhores vagas fecham mais rápido.

É nesses dois dias que as pessoas têm uma visão de recomeço; já as empresas estão prontas para executar o que planejaram para a semana, inclusive reposição de vagas. Ao contrário de quinta e sexta-feira, quando a visão das empresas é se preparar para a próxima semana.

Vaga de emprego: ir à empresa se inscrever ou enviar um e-mail?

As duas opções são válidas. Atualmente, o envio por e-mail é uma excelente ferramenta para conseguir uma vaga. Contudo, o currículo de papel ainda funciona muito bem.

Diversas pessoas ainda vão espontaneamente entregar o currículo pessoalmente nas empresas de seu interesse. Outras preferem esperar a divulgação para ir fazer a entrega. Em todos os casos, é importante que a pessoa envie currículo – sem exageros – mesmo quando não há vaga em aberto, pelo fato de que muitas empresas possuem banco de currículo.

Porém, o ideal é que seja feito um contato antes para agendar uma entrevista, ou saber se realmente estão recebendo currículos. Assim você tem mais garantias de ser recebido de forma adequada.

Outra dica é que, antes de procurar algum funcionário específico para entregar seu currículo, faça uma sondagem para saber qual o melhor método, de acordo com a empresa. De qualquer forma, os currículos geralmente são gerenciados pelo departamento de RH das empresas, ou na página de Trabalhe Conosco. Por isso, o melhor caminho é procurar desses dois recursos.

Vagas em aberto: é preciso telefonar para a empresa ou não?

Você pode ligar de vez em quando para o RH, mas somente para perguntar se estão com alguma oportunidade para sua área, demonstrando interesse e se colocando à disposição. 

Não é recomendado ligar diariamente – essa atitude pode ser periódica, a cada 15 dias ou uma vez por mês. Outra estratégia sugerida é enviar o currículo, se cadastrando no site pelo banco de empregos, pois desta forma os currículos são analisados e cadastrados já dentro do perfil e experiência profissional. Feito isso, é aguardar ser convidado para entrevista com horário agendado.

Quanto tempo demora para ser chamado para uma entrevista?

Isso varia de acordo com cada processo seletivo. Se você participou de algum e ainda não foi chamado é porque não chegou o momento. O processo pode ainda estar em andamento ou realmente você não foi selecionado; lembrando que a maioria das empresas avisa.

De qualquer forma, o prazo médio de espera é de dez dias para saber sobre o andamento do processo. Mostre interesse sobre a seleção, mas cuidado para não ser insistente ou inconveniente.

Apenas mostre que deseja saber em que posição está e se coloque à disposição. Geralmente os currículos ficam cadastrados por um prazo de seis meses e, a qualquer momento que surja uma vaga com o seu perfil, o profissional pode ser convidado para uma entrevista.

É aconselhável procurar saber quais vagas constam do site da empresa para se cadastrar na melhor oportunidade e que esteja mais adequada com o seu perfil. 

A dica mais importante é: ser for convidado para entrevista, estar presente pelo menos 15 minutos antes da hora agendada e com o currículo impresso. Procure sempre estar a par da cultura da organização e ficar atento à missão e à visão da companhia.

Fonte: N1 Bahia

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também Porque as empresas não respondem o seu currículo?