8 passos infalíveis para você ser feliz no trabalho

ser feliz no trabalho

8 passos infalíveis para você ser feliz no trabalho

Como ser feliz no trabalho? Se levantar para trabalhar parece ser cada vez mais difícil, é hora de tomar alguma atitude para alcançar a felicidade no ambiente profissional.

Um chefe que não escuta, colegas que parecem antipáticos e grandes responsabilidades que, por vezes, estressam, podem tornar seus dias exaustivos e o seu trabalho um fardo em sua vida.

A boa notícia é que é possível reverter essa situação com simples ações. Continue lendo o artigo e confira 8 lições infalíveis para qualquer pessoa se motivar no trabalho. 

8 passos infalíveis para você ser mais feliz no trabalho

Veja a seguir a seleção de 8 passos para você alcançar a felicidade onde você trabalha:

1. Para ser feliz no trabalho deixe os problemas pessoais em casa

Todos temos problemas e é preciso ter inteligência emocional para saber lidar com eles. Levá-los para o trabalho faz seu rendimento cair consideravelmente, além de poder afetar seu humor com outras pessoas ao seu redor.

Resolva suas pendências sempre que possível antes de iniciar o dia de trabalho. Dessa forma, você não vai ficar contando os minutos para ir para casa.

2. Ser gentil com seus colegas de trabalho

Atritos são comuns quando se vive em sociedade, afinal, seres humanos são únicos e têm opiniões, por vezes, divergentes. 

É fato que você passa mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família. Então, busque ser empático e entender a posição do outro, por mais que você não concorde no momento.

Para ser feliz no trabalho, ouvir o que o colega tem a dizer, pedir desculpas e agradecer quando necessário são gestos nobres que certamente vão poupar atritos e estresse.

3. Fazer amigos

Seguindo a premissa de que você passa muito tempo em seu ambiente de trabalho, por que, então, não fazer bons amigos?

Proponha happy hours e programas divertidos fora do horário de trabalho e busque conhecer quem são essas pessoas com as quais você trabalha. Provavelmente você vai se identificar com algumas delas que vão ser ótimas companhias em suas jornadas diárias.

4. Organizar-se

Um local de trabalho sempre limpo e ordenado garante que você esteja preparado para as tarefas do dia já pela manhã. O profissional organizado trabalha com mais eficiência e, comprovadamente, se sente menos estressado ao longo do dia.

Em uma loja de roupas, por exemplo, é muito mais fácil executar as tarefas quando o estabelecimento está ordenado.

Já quando o assunto é a sua lista de afazeres, é extremamente importante que você organize seu dia de acordo com suas tarefas. Dessa forma, você se dedica e executa com mais perfeição. 

Realizar várias ações, simultaneamente, demanda mais tempo do que você gasta colocando sua atenção em uma ação por vez. 

5. Desenvolver-se

O ambiente de trabalho é uma fonte rica em conhecimento e cabe a você aproveitar as oportunidades para aprender algo novo todo dia.

Saia de sua zona de conforto e busque entender o que seus colegas fazem. Evoluir é uma lição preciosa para ser feliz no trabalho — e fora dele.

6. Não ter vergonha de pedir ajuda

É muito importante ressaltar que uma equipe de trabalho deve viver em cooperação. Por isso, sempre que tiver alguma dificuldade, peça ajuda a quem tem mais experiência.

Lembre-se de que aceitar ajuda é um sinal de coragem e não de fraqueza.

7. Evitar negatividade

É comum encontrar pessoas que estão sempre insatisfeitas e que reclamam de tudo e de todos. Afaste-se de fofocas e de toda a negatividade que pode contaminá-lo, principalmente nos momentos mais difíceis.

Conviva com pessoas positivas que preferem encontrar soluções à queixar-se sempre que têm oportunidade.

8. Relaxar

Assuma que você não é uma máquina e que é impossível ser 100% produtivo durante as 8 horas trabalhadas ao dia. Não se martirize por isso e dê-se um momento de relaxamento.

Após finalizar uma tarefa, levante-se, alongue-se e faça uma curta caminhada. Renove as energias para iniciar uma nova tarefa. 

Comece a aplicar cada dica sempre que você tiver oportunidade e perceba as mudanças positivas que essas ações vão lhe proporcionar.

 

Fonte: M. Pollo

 

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também Insatisfeito com seu trabalho? 8 dicas para mudar de carreira