Notícias: 70% dos alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática e outros destaques

Todos os dias, os editores do RIOVAGAS selecionam notícias em destaque para manter você atualizado

Resultados da Prova Brasil mostram 70% dos alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática

Educação

O Ministério da Educação apresentou na última quinta-feira (30/08), os resultados da Prova Brasil. A avaliação do ensino brasileiro mostrou que 7 em cada 10 estudantes do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática; também revelou que comparadas as proficiências, há desigualdades entre redes pública x privada, escolas rurais x urbanas e ainda segundo o perfil socioeconômico dos alunos. Fonte.

Reajuste de servidores e ministros do STF vai custar R$ 7,2 bi em 2019

Economia

O impacto nas contas públicas do governo federal com o reajuste nos salários dos servidores e dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deve ultrapassar os R$ 7,15 bilhões no próximo ano. Os dados são do Ministério do Planejamento. Fonte.

Mudanças climáticas ameaçam valor nutricional de alimentos

Ciência

Um estudo publicado pela revista Nature Climate Chang, aponta que centenas de milhões de pessoas podem vir a desenvolver deficiências nutricionais devido ao aumento dos níveis de CO2 na atmosfera. Pesquisas mostraram que as concentrações de proteína, ferro e zinco são significativamente mais baixas em alimentos cultivados em ambientes onde os níveis de CO2 são maiores. Fonte.

Arqueólogos encontram cemitério indígena de 500 anos intocado na Amazônia

História

Arqueólogos do Instituto Mamirauá encontraram na Amazônia um cemitério com nove urnas funerárias de uma população indígena que pode ter habitado a região há cerca de 500 anos. As urnas estavam enterradas a uma profundidade de 40 centímetros da superfície, dentro de uma área de 4 m² nas imediações da escola comunitária. Esta é a primeira vez que cientistas brasileiros localizam e escavam urnas funerárias da chamada Tradição Polícroma – conjunto de cerâmicas da pré-história sul-americana – diretamente do solo. Fonte.

Receba vagas e notícias diariamente em seu email