Notícias: Rio e SP são os estados com a maior competição por vaga no Legislativo

Todos os dias, os editores do RIOVAGAS selecionam notícias em destaque para manter você atualizado

Rio e São Paulo são os estados com a maior competição por vaga no Legislativo

Política l Brasil

Os eleitores de Rio de Janeiro e São Paulo poderão escolher entre mais de mil candidatos para votar para deputado federal. Os dois estados têm a maior concorrência por uma vaga na Câmara dos Deputados. A relação candidato/vaga é de 23,9 no RJ e 23,6 em SP, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Rio também é destaque na disputa entre deputados estaduais. No estado, são 2.396 candidatos em busca de uma das 70 vagas na Assembleia Legislativa. No senado, Distrito Federal, São Paulo e Pará têm a maior relação candidato/vaga. No DF, são 20 candidatos para duas vagas. Já São Paulo e Pará têm, respectivamente, 19 e 18 candidatos cada para as vagas. Fonte.

E-commerce brasileiro cresce 31% no primeiro semestre de 2018

Economia l Brasil

A comparação é em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento que mais movimentou compras no comércio online no Brasil foi a moda, com 21% do total. Na sequência, aparece o de eletrônicos, com 9%. O meio mais utilizado na hora do pagamento foi o cartão de crédito, com 57% do total. Os dados são de um levantamento da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. Fonte.

Anvisa encontra bactéria e suspende venda de lotes de vegetais congelados

Saúde

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a venda em todo o país de uma série de lotes de vegetais congelados importados da Europa, ligados a casos de contaminação pela bactéria Listeria monocytogenes. A bactéria provoca a listeriose, que abrange diversos quadros de gastroenterites. As pessoas afetadas desenvolvem febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais. No caso das gestantes, as complicações podem até levar à morte do feto. Para pessoas com o sistema imunológico debilitado, pode provocar infecção grave e meningite. A bactéria é resistente aos efeitos do congelamento, secagem e calor; sendo as infecções por consumo de alimento as mais comuns. Foram suspensas as vendas de lotes das marcas Pinguin, Greenyard, Grano e Pratigel. As empresas responsáveis pela comercialização desses produtos no Brasil deverão retirar os estoques dos pontos de venda. A lista completa de lotes está disponível aqui. Fonte.

Não existe nível seguro de consumo de álcool, mostra pesquisa

Saúde

Estudo publicado na revista científica The Lancet afirma que não existe um nível seguro para o consumo de álcool. Os pesquisadores admitem que o consumo moderado de vinho, por exemplo, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, mas sugerem que o risco de desenvolver câncer e outros males  fazem esses benefícios não compensarem. A pesquisa realizada em 195 países, de 1990 a 2016, com pessoas entre 15 e 95 anos, apontou que dos 100 mil abstêmios, 914 desenvolveram problemas de saúde, como câncer. Já os que tomavam diariamente uma dose – equivalente a 10 gramas de álcool puro – apresentaram um risco 0,5% maior, se comparado a quem não bebe. Se o consumo for de duas doses por dia, o risco sobe para 7%. E, no caso de cinco doses diárias, chega a ser 37% maior. Fonte.

EUA aprovam app com método contraceptivo

Tecnologia

A agência reguladora autorizou o uso do Natural Cycles, um app que ajudaria a prevenir a gravidez. Ele auxilia no controle do ciclo menstrual e avisa quando a mulher está no período fértil. Entretanto, a eficácia do aplicativo é contestada, pois o método se assemelha à chamada tabelinha. Fonte.

Pesquisadores investigam morte de mais de 250 pinguins no litoral de SP

Ciência

Nesta semana, 57 pinguins foram encontrados mortos em Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo. Duas semanas atrás, mais de 200 animais da mesma espécie apareceram sem vida em praias da mesma região. Os pinguins-de-magalhães vivem nas costas de Argentina, Chile e nas Ilhas Malvinas. No inverno, costumam migrar para o Brasil em busca de águas mais quentes. Fonte.

Receba vagas e notícias diariamente em seu email