Notícias: 3 em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, 40% da população adulta do país tem colesterol alto e outros destaques

Todos os dias, os editores do RIOVAGAS selecionam notícias em destaque para manter você atualizado

Três em cada dez brasileiros são analfabetos funcionais

Educação l Brasil

O Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2018, estudo feito pelo Ibope Inteligência e desenvolvido pela ONG Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro, entrevistou 2002 pessoas entre 15 a 64 anos. Desse total, 29% são considerados analfabetos funcionais, ou seja, foram alfabetizados, mas possuem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas. O Inaf faz entrevistas domiciliares e aplica teste específico, com questões que envolvem leitura e interpretação de textos do cotidiano (bilhetes, notícias, gráficos, mapas, anúncios, etc). O índice está estagnado desde 2009. Fonte.

3 a cada 10 professores precisam de renda extra para pagar as contas

Educação l Brasil

A pesquisa Profissão Docente, levantamento feito na Educação Básica pelo Todos pela Educação, em parceria com Itaú Social e Ibope Inteligência, entre os março e maio deste ano,  mostrou que 29% dos professores exercem uma segunda atividade para complementar a renda. A pesquisa ainda mostra que 62% dos docentes querem aumento salarial, 64% esperam a restauração da autoridade e do respeito frente à comunidade escolar, e 69% desejam formação continuada para poderem exercer o ofício de uma maneira mais eficaz. Quase metade (49%) não recomenda a profissão para os mais jovens. Fonte.

Eólicas passarão a ser 2ª principal fonte de energia do Brasil em 2019

Economia l Brasil

Somente atrás das hidrelétricas, os ventos deverão ultrapassar a geração térmica e a biomassa na produção de eletricidade no ano que vem, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). As eólicas são 8,5% da potência no país e crescem a um ritmo superior a 20% ao ano. Fonte.

60 milhões de brasileiros possuem colesterol alto

Saúde l Brasil

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que o colesterol elevado, que pode provocar derrame e enfarte, atinge cerca de 40% da população adulta no Brasil, aproximadamente 60 milhões de pessoas. Fonte.

Ex-vice-presidente da Argentina é condenado a 5 anos de prisão

Política l Mundo

Amado Boudou, ex-ministro da Economia e vice-presidente da Argentina no governo de Cristina Kirchner, foi considerado culpado e condenado a cinco anos e 10 meses de prisão por corrupção. O 4º Tribunal Federal, em Buenos Aires, decidiu que um acordo que Boudou fez para comprar uma empresa falida de impressão de dinheiro era “incompatível com o cargo público”. O político, segundo a acusação, ajudou a companhia a sair da da falência em troca de uma participação acionária em 2010, quando era ministro da Economia. Fonte.

Universidade japonesa admite adulterar resultados de exames para prejudicar mulheres

Educação l Mundo

Depois de denúncias surgirem na imprensa, a Universidade de Medicina de Tóquio divulgou um relatório que concluiu que o exame para potenciais estudantes tinha “sérios fatores discriminatórios contra mulheres”. A manipulação nos resultados aconteceram desde 2006. Segundo o relatório, as candidatas obteriam, no máximo, 80 dos 100 pontos da prova, mesmo que acertassem todas as questões. Enquanto isso, estudantes homens tinham a pontuação inflada. Fonte.

Receba vagas e notícias diariamente em seu email