Notícias: fronteira do Brasil é reaberta para venezuelanos, mudanças no ENEM e outros destaques

Todos os dias, os editores do RIOVAGAS selecionam notícias em destaque para manter você atualizado

Fronteira do Brasil é reaberta para venezuelanos

Brasil

A fronteira do Brasil foi reaberta para imigrantes venezuelanos nessa terça-feira, com base em uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O acesso entre os dois países ficou bloqueado por 17 horas por determinação do juiz federal de 1ª instância Helder Girão Barreto. O TRF entendeu que o fechamento da fronteira exclusivamente para venezuelanos contrariava a Constituição e os tratados internacionais já ratificados pelo Brasil. Fonte.

Operação prende mais de 30 suspeitos de violência contra a mulher no RJ

Polícia l Brasil

Uma operação das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher (Deams) prendeu 34 suspeitos de violência doméstica, sexual e feminicídio. A operação da Polícia Civil tem como objetivo reforçar a importância da criação da Lei Maria da Penha, que completou 12 anos nesta terça-feira. Fonte.

Conta de luz pode ficar mais cara

Economia l Brasil

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs uma revisão no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de 2018. A revisão vai significar um custo de R$ 1,446 bilhão para os consumidores, para abastecer o fundo do setor elétrico. O valor será repassado por meio da tarifa de energia, na conta de luz. O fundo financia medidas como pagamento de indenizações a empresas; subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda; e compra de parte do combustível usado pelas termelétricas que geram energia para a região Norte do país e para programas como o Luz Para Todos. A proposta da Aneel ainda passará por audiência pública. Fonte.

ENEM deve passar por mudanças

Educação l Brasil

Um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser apresentado ainda este ano, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O formato dependerá, no entanto, da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, atualmente em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE). As mudanças devem começar a ser aplicadas apenas após 2020. Uma mudança possível é que haja diferentes provas, que dependeriam da área de estudos do estudante. Fonte.

Google libera novo Android Pie

Tecnologia

O Google liberou seu novo sistema operacional, batizado como Android Pie. A versão substitui o Android Oreo. A companhia faz questão de dizer que este sistema é todo baseado em inteligência artificial, pois conta com recursos que tentam prever ações, priorizam o uso da bateria e que também auxilia os viciados em smartphone a usar menos o dispositivo. Fonte.

Pesquisadores alertam para aumento da temperatura no planeta

Ciência

Estudo publicado no periódico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que podemos estar próximos a viver em meio a temperaturas cada vez mais altas e com um nível do mar cada vez mais elevado nos próximos séculos, caso a temperatura global suba 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Atualmente, as temperaturas globais já aumentaram 1ºC acima dos níveis pré-industriais. O chamado período “Terra estufa” levaria a massivo derretimento de gelo, elevando 10 a 60 metros acima dos níveis de hoje. Isso significaria que partes da Terra ficariam inabitáveis. Fonte.

Receba vagas e notícias diariamente em seu email