Lava Jato prende banqueiro que seria ligado a Cabral, Mãe de Bin Laden fala à imprensa pela 1ª vez após o 11 de setembro e outros destaques

Todos os dias, os editores do RIOVAGAS selecionam notícias em destaque para manter você atualizado

Lava Jato prende banqueiro supostamente ligado a Cabral

Política l Brasil

Eduardo Plass, dono do TAG Bank, no Panamá foi preso pela Polícia Federal. O banqueiro teria relação com esquema de corrupção e lavagem de dinheiro do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e do empresário Eike Batista. Fonte.

Ministério Público pede nova licitação do metrô do Rio por monopólio, sobrepreço e sumiço de documentos

Rio de Janeiro

Procuradores do Ministério Público Especial (MPE), ligado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), pediram a suspensão dos contratos de concessão das linhas 1, 2 e 4 do Metrô, além da realização de nova licitação. A representação cita como motivos para a suspensão: monopólio das concessões em um só grupo empresarial; superfaturamento de R$ 2,3 bilhões na Linha 4; aumento do subsídio público na obra;
dificuldade de calcular o valor justo da tarifa com base no lucro da concessionária, porque os documentos que baseiam este cálculo sumiram, segundo os procuradores. Fonte.

CAPES alerta sobre possibilidade de suspensão de bolsas de pesquisadores

Educação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) enviou uma carta ao MEC na qual avisa que, caso o governo mantenha a proposta orçamentária sugerida ao órgão para 2019, o pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado não poderá mais ser feito, a partir de agosto de 2019. Fonte.

Brasileiros ganham medalhas em olimpíadas de Linguística e de Química

Educação

A delegação brasileira na 20ª Olimpíada Internacional de Linguística obteve o melhor resultado da história no evento, que aconteceu em Praga, na República Tcheca. Na prova de equipe, o Brasil ficou com o bronze. Além disso, dois estudantes receberam as medalhas de prata e bronze, e um terceiro ficou com uma menção honrosa. Praga recebeu ao mesmo tempo a Olimpíada Internacional de Química (ICHO). Nela, os brasileiros conquistando duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Fonte.

Mãe de Osama Bin Laden fala publicamente pela 1ª vez após o 11 de setembro

Mundo

Alia Ghanem deu entrevista ao The Guardian, da Inglaterra. Foi a primeira vez que a mãe de Osama Bin Laden fez declarações públicas após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos EUA, comandados pelo filho. A mãe do terrorista,  morto no Paquistão em 2011,  diz que ele foi “uma criança muito boa”, mas que sofreu “lavagem cerebral” por volta dos 20 anos, quando estudou economia na Universidade King Abdulaziz, em Jeddah, Arábia Saudita. “Ele se tornou um homem diferente”, afirmou. Fonte.

Receba vagas e notícias diariamente em seu email