Fortalecendo sua networking: 4 coisas que você está fazendo errado

Confira 4 dicas para você ampliar seus contatos profissionais, sem se tornar inconveniente

Estreitar relacionamentos é muito importante para crescer profissionalmente, mas, se você não tomar alguns cuidados, pode acabar virando uma pessoa inconveniente, que só procura os contatos quando precisa de algo ou força intimidade com quem nem é tão próximo. Confira quatro erros comuns, que você deve evitar:

1. Não ser direto

Uma pessoa que deseja ampliar ou solidificar sua networking, costuma se tornar inconveniente quando dá muitas voltas, perguntando da família, das férias, mas, antes que a pessoa tenha a chance de responder, logo pede alguma coisa. Se você faz ou já fez isso, saiba que outra pessoa já percebeu suas intenções.

O que fazer: se você quer pedir alguma coisa para alguém com quem não fala com frequência, seja apenas educado, com um “Olá, tudo bem?” e vá direto ao assunto. A pessoa escolherá se quer ajudar ou não, mas dificilmente se irritará com você. Já tentar parecer interessado em outros aspectos da vida da pessoa, quando vocês não têm pouco contato, soará extremamente forçado e artificial.

2. Não retribuir 

Outro erro é querer só ganhar. Muita gente acaba sendo imediatista, querendo apenas ganhar, sem dar nada em troca. Por exemplo, alguém que só é simpático com você quando está desempregado e quer pedir contatos e indicações. Já quando você precisa de alguma coisa, raramente ele pode ajudar ou nem mesmo retorna o seu contato.

O que fazer: qualquer relacionamento tem de ser uma via de mão dupla. Se você quer receber ajuda, precisa estar disposto a ajudar. Além disso, é preciso pensar que seu sucesso atual pode não ser permanente e você pode precisar de ajuda novamente. Portanto, receber ajuda e se recusar a retribuir mais tarde, demonstra ingratidão e também pode lhe prejudicar no futuro, pois dificilmente essa pessoa voltará a ajudar você.

3. Não buscar afinidades

Qualquer contato profissional começa por algum tipo de afinidade. Se você quer se aproximar de outro profissional, precisa buscar assuntos de interesse mútuo. Começar conversa com assuntos genéricos, como a previsão do tempo, não vai ajudar sua networking.

O que fazer: vai dar a você um pouco de trabalho, mas é preciso buscar pontos em comum para conversar com quem quer que seja. Pode ser uma banda que ambos gostem, um esporte, um curso que fizeram na mesma área, etc. Uma boa forma de puxar assunto,  é comentando algum acontecimento recente. Mas, atenção, precisa ser algo que você realmente goste, a pessoa irá perceber se você está fingindo interesse e apenas catou informações no Google.

4. Seja verdadeiro

Para manter sua networking, é preciso ter contato periodicamente com as pessoas. Mas, não pense que isso significa mandar “bom dia”, todos os dia pelo whatsapp.

O que fazer: tente se interessar de verdade pelo que elas pensam e fazem. Só assim você terá assunto e motivo para falar com elas.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS