4 Dicas para demonstrar confiança na entrevista de emprego

Confira como se preparar para demonstrar que é o candidato ideal a vaga

Demonstrar autoconfiança, em um momento em que sabemos que seremos avaliados em cada atitude ou palavra, como em uma entrevista de emprego, é algo muito difícil. Afinal, todos nós temos nossas inseguranças e ficar um pouco nervoso é natural. No entanto, para se destacar dos demais candidatos, é exatamente nesse momento que demonstrar autoconfiança se torna indispensável.

O entrevistador sempre estará procurando um profissional capaz de executar bem as atividades do cargo em questão. Portanto, se você demonstrar insegurança ou nervosismo, pode parecer ao recrutador que você está inverto sobre suas habilidades, assustado ou até desinteressado. Em outras palavras, sua falta de autoconfiança pode ser interpretada como que você não é suficientemente qualificado para a vaga, ainda que tenha todas as habilidade e competências exigidas.

Para quem precisa fortalecer sua autoconfiança, separamos 4 dicas:

1. Relembre sua trajetória

Antes de ir para a entrevista, relembre todas as competências, experiências e formação relevantes para o cargo. Antes de convencer o recrutador de suas qualificações para o cargo, convença a si mesmo.

2. Pesquise a empresa

Pesquise sobre a empresa em que quer trabalhar e também as pessoas com quem vai se reunir, caso saiba o nome delas. Saiba quais são os produtos e serviços oferecidos pela empresa, qual sua reputação no segmento e acompanhe as últimas notícias sobre ela. Saber para onde está indo e que trabalho você irá executar é outra forma de se acalmar.

3. Ensaie a conversa

Pratique o que vai dizer na entrevista, em voz alta ou mentalmente. Imagine as possíveis perguntas que podem ser feitas, prepare e aperfeiçoe suas respostas. A insegurança diminuí a medida que você vai percebendo que é capaz de lidar com o que pode ser perguntado.

4. Não pense no que deu errado

Feedbacks negativos podem ser importantes para que você se aperfeiçoe, mas momentos antes de uma entrevista não é a melhor hora para pensar sobre eles. Quando estiver se preparando para uma entrevista de emprego, concentre-se no que deu certo, nas coisas positivas que você realizou. Também evite pensar se haverá candidatos mais qualificados. Foque apenas em você e como suas experiências e formação se encaixam nas necessidades da empresa.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS