10 dicas para se comunicar como um grande líder

Saber se comunicar é uma das habilidades mais importantes em um líder

Uma mensagem que não foi transmitida de forma que clara, não será compreendida pelos interlocutores e muito menos apoiada. Dessa forma,  uma comunicação eficiente é essencial para o sucesso profissional.

Se você almeja ocupar cargos de liderança, precisa trabalhar para se comunicar bem. E, vale ressaltar, comunicar não significar apenas saber falar; saber observar às pessoas as quais você se dirige e saber ouvi-las também são partes fundamentais

Os melhores comunicadores são também ótimos ouvintes e observadores astutos: sabem ler uma pessoa ou um grupo e percebem os estados de ânimo, as dinâmicas, as atitudes, os valores e as preocupações.

Em matéria da FORBES, Mike Myatt, um dos principais especialistas em liderança do mundo, dá algumas dicas que como se comunicar bem para se tornar um grande líder:

1. Inspire confiança

Quando um líder é digno de confiança, as pessoas assumem riscos e se comprometem de uma maneira que jamais fariam com alguém. Mas, não adianta pedir por confiança, é preciso conquistá-la com ações.

2. Escute

Os grandes líderes sabem quando falar e quando devem ficar calados. Quando você começar a entender que o conhecimento se obtém quando se está em escuta, terá dado o primeiro passo para se tornar um comunicador excelente.

3. Dialogue

Segundo Myatt, o melhor é ter um diálogo, não um monólogo. Quanto mais a comunicação for pessoal e envolvente, mais ela será eficaz. Se você não conseguir demonstrar que se importa com o que seu interlocutor sabe ou pensa, dificilmente conseguirá engajar, de fato, o outro às suas ideias.

4. Seja específico

É necessário aprender a se comunicar com clareza. Ser específico, é melhor do que ser ambíguo; ser simples e conciso é sempre melhor do que complicado. Se você não consegue ser direto, seus interlocutores poderão acabar se distraindo e não dando a devida atenção ao ponto central de sua fala.

5. Concentre-se no que você deixa em vez de no que você leva

De acordo com Myatt, os melhores comunicadores não apenas são hábeis em aprender informações durante a comunicação, mas também em propor ideias, alinhar expectativas, inspirar à ação, difundindo sua visão. Quando você se concentra realmente em contribuir mais do que em receber, atinge o objetivo de forma mais eficaz. Ao se concentrar nas necessidades da outra parte, você aprende muito mais do que enquanto você permanece focado apenas em seus interesses.

6. Tenha uma mente aberta

Manter a mente fechada é uma forma de perder novas oportunidades. Assim, quando se propor a discutir com pessoas que discordam de você, tenha como objetivo compreender os argumentos delas, em vez de tentar convencê-las. Isso pode se tornar um grande aprendizado. Esteja aberto ao diálogo com aqueles que o confrontam, desafiam e estimulam. Ao final do debate, você pode enxergar a razão nos argumentos de seus interlocutores ou manter sua opinião, o importante é aceitar analisar e questionar suas convicções.

7. Tenha empatia

Se o comunicador substituir arrogância e orgulho por empatia, perceberá os bons resultados. Um líder que demonstra empatia, adquire confiança e respeito de seus colaboradores, ao  invés de se impor pelo medo e a autoridade.

8. Leia nas entrelinhas

Ter capacidade de compreender aquilo que não é dito, é outra característica essencial para o bom comunicador. Por isso, fique atento não apenas ao que diz seu interlocutor, mas o modo como ele diz e também aos gestos.

9. Conheça aquilo de que você fala

É fundamental dominar os assuntos sobre os quais você fala. Se você não possuir experiência e conhecimentos profundos sobre o tema, poucos lhe darão ouvidos.

10. Fale para grupos como se fossem indivíduos

Os grandes comunicadores conseguem personalizar uma mensagem, dirigindo-se a dez pessoas em uma sala de conferências ou a 10 mil pessoas em um auditório como se falassem individualmente com cada um deles.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS