Linguagem corporal: saiba o que fazer em uma entrevista de emprego

Nossa linguagem corporal diz muito sobre a nossa personalidade

O modo como nos posicionamos ou gesticulamos pode dizer muito sobre a nossa personalidade e como nos sentimos. Mas como a linguagem corporal do candidato pode afetar uma entrevista de emprego?

O modo como candidato posiciona os braços, o olhar ou um aperto de mão podem dizer bastante sobre o seu perfil. Em algumas situações, a linguagem corporal pode influenciar sim a decisão do empregador em contratar ou não um profissional. Portanto, a linguagem corporal é um fator que o candidato deve levar em conta durante a entrevista, pois o modo como se apresenta para o entrevistador pode determinar o sucesso de um processo seletivo.

Aqui vão algumas aspectos que você deve ter atenção para que consiga utilizar sua linguagem corporal de modo a deixar uma boa impressão no recrutador:

Postura

Sempre tenha o corpo voltado para onde se encontra o entrevistador. Isso demonstra interesse no que ele está falando. Também procure manter a coluna reta e evite apoiar-se muito à mesa ou inclinar-se para trás.

Olhar

Mantenha contato visual, isso demonstra interesse e segurança. Mas não exagere: manter contato visual é diferente de encarar fixamente, o que causaria grande desconforto no entrevistador.

Naturalidade

As expressões faciais devem ser neutras e naturais. Portanto, embora um sorriso seja positivo, não force, o recrutador vai perceber.

Gestos que demostram nervosismo

Evite gestos que denotam nervosismo, como mexe em excesso no cabelo, mexer muito nas mãos ou pernas, morder a caneta, roer unhas ou mexer em roupas ou acessórios. E jamais mexa no celular. Candidatos que não conseguem ficar parados, são vistos como inseguros.

Gesticule com moderação

As suas mãos não precisam ficar completamente paradas durante a entrevista. Gestos são permitidos, e até aconselháveis, caso acrescentem expressividade à sua fala. Mas é bom ser econômico, pois gesticular demais, com movimentos amplos, pode tirar a atenção do recrutador e transmitir uma ideia de que você é uma pessoa muito teatral.

Não cruze os braços

Além de denotar impaciência, cruzar os braços na frente do corpo pode causar a impressão de que você está querendo se defender do outro.

Aperto de mão

Um aperto de mão firme e um sorriso suave são fundamentais  para deixar uma boa impressão.

Responder