Seu celular pode ajudar na entrevista de emprego: saiba como!

Descubra como o celular vai ajudar você a se sair melhor nas entrevistas de emprego

A entrevista de emprego é a etapa mais comum (e importante) em processos seletivos. É o momento em que você vai se sentar com o recrutador e falar de suas experiências, competências e objetivos.

Dada a importância da entrevista, é comum que o candidato se sinta inseguro, afinal, em meio às perguntas feitas, algo pode evidenciar um ponto fraco em seu perfil profissional. Pois bem, o celular (ou uma câmera) pode ser uma ótima ferramenta para se preparar melhor e superar a insegurança.

O que você vai fazer? Ligue a câmera do aparelho e simule uma conversa com o empregador. Depois analise suas respostas e postura, observando o que precisa ser aprimorado.

Como treinar para entrevista de emprego com o celular

1. “Fale-me sobre você”

Grave em vídeo as suas respostas para as principais perguntas da entrevista de emprego. Por exemplo, “descreva sua posição mais recente”, “qual a sua maior conquista profissional”, “quais são seus pontos fortes e fracos”, “por que você quer trabalhar aqui” e, claro, “fale-me sobre você”. O objetivo é que você consiga ser conciso, mas não mate a conversa. Enfim, nada de responder apenas “sim” ou “não”, mas também nada de se alongar e dar respostas gigantescas que só vão deixar o empregador entediado.

2. A câmera não mente

Ao assistir à gravação, você vai poder observar seus vícios de linguagem, todos os “hum”, “é…”, “tipo…” “sabe” etc, que você fala sem nem perceber. Você também vai saber como anda sua comunicação não verbal: como você se senta, sua expressão facial, seus gestos etc. Lembre-se de que é preciso passar confiança e competência. Será que sua forma de se expressar demonstram essas qualidades?

3. Ensaie, não decore

Você deve ensaiar para a entrevista, mas não decore suas falas. Respostas decoradas soam mecânicas e não transmitem sua autenticidade. Além do mais, o assunto da entrevista será sempre você, sua carreira e o que você trará para a empresa. Se você se conhecer bem, seus objetivos, pontos fortes e fracos, não haverá nenhuma necessidade de decorar falas.

4. Melhore sua “likeability”

Observe a gravação do ensaio para a entrevista pensando em como você pode melhorar sua “likeability”, em português algo como “agradabilidade”, ou seja, sua capacidade de ser agradável. Você parece autêntico? Consegue criar uma conexão com o entrevistador? Ele pode ter uma ideia de quem você é? Ou você parece estar na defensiva ou acuado? Analisar a forma de expressar-se e aprimorá-la pode melhorar a imagem que o recrutador vai fazer de você.