Entrevista de emprego: 6 dicas para causar uma boa impressão

Confira dicas de como se preparar para que a entrevista de emprego seja um sucesso!

Conseguir uma entrevista de emprego já é uma conquista, pois significa que você conseguiu que seu currículo de destacasse em meio a diversos outros candidatos.  Mas, ao mesmo tempo, é preciso estar preparado para transformar essa etapa em mais um sucesso.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você chegar bem preparado na entrevista e causar uma boa impressão no entrevistador:

1. Pesquise

Faça uma pesquisa sobre a empresa e o ramo de atividades. Hoje em dia, a maioria das organizações possuem sites, o que facilitará sua vida: veja quando a empresa foi fundada, em que locais atua, se é uma empresa pequena ou grande, quais são seus valores e missão. Essas informações serão seu guia e o ajudarão a responder as perguntas que lhe forem feitas com mais objetividade.

2. Escolha suas roupas

Você não precisa vestir terno, mas é imprescindível estar com roupas limpas e passadas. Opte por peças discretas, afinal, você não vai querer que sua aparência chame mais a atenção do que suas competências.

3. Planeje

Procure saber com antecedência onde a empresa está localizada e qual rota você fará para chegar até ela. Com isso você pode se programar melhor e evitar atrasos. Caso aconteça algum imprevisto, avise ao recrutador e informe em quanto tempo chegará.

4. Mantenha a calma

A hora da entrevista pode ser um momento de bastante nervosismo, mas, é importante manter o controle emocional. O entrevistador estará lhe analisando desde sua chegada, por isso, evite ficar andando pela recepção e seja confiante ao cumprimentá-lo.

5. Seja objetivo e demonstre interesse

Você não deve apenas responder as perguntas, de forma monossilábica ou mecânica, mas deve evitar falar demais. Quando perguntado, por exemplo, sobre quem você é ou como iniciou sua carreira, procure ser direto. Não faça rodeios e nem conte uma história muito longa. Fale apenas o que realmente for necessário para exemplificar suas competências.

Se tiver algum questionamento, espere o momento certo para perguntar, pois o entrevistador normalmente dará esse espaço. Seja sempre cordial, principalmente se a dúvida estiver relacionada ao salário e benefícios. Veja mais sobre como fazer perguntas em entrevistas.

6. Tenha paciência

No fim da entrevista, você pode perguntar ao recrutador qual a previsão de resposta para o processo seletivo. Procure não ficar muito ansioso e contatar a empresa antes do prazo que foi estipulado. Seja paciente.

Enquanto aguarda a decisão da organização, você pode fazer um check-list dos pontos em que você acredita ter ido bem e nos que acha que pode melhorar, isso lhe servirá de guia para próximas entrevistas.

Quando terminar o prazo dado pelo recrutador, caso não tenha ocorrido nenhum contato, você pode ser proativo e solicitar um retorno. O mais indicado é esperar mais uns dois dias após o fim do prazo, já que pode ter ocorrido algum contratempo que atrasou o processo seletivo.

Após isso, a melhor opção é enviar um e-mail, pois é um meio de comunicação menos invasivo. Só telefone se não tiver outra forma de contactar o recrutador e nem pense em ir até a empresa. Nesse contato mantenha-se gentil e atencioso, não seja agressivo ou faça cobranças: imagine que mesmo com uma resposta negativa, uma postura educada fará com que você não “se queime” e possa participar de outros processos seletivos da mesma empresa.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS