Saiba quais perguntas você pode FAZER na entrevista de emprego

A entrevista de emprego não serve apenas para o recrutador avaliar o candidato, você também pode fazer perguntas

No final da entrevista de emprego, é muito comum que o empregador pergunte ao candidato se ele gostaria de fazer alguma pergunta. Por receio de ser inconveniente ou simplesmente por não ter pensado no assunto, grande parte dos profissionais não pergunta nada e desperdiça uma grande oportunidade de demonstrar seu interesse pela vaga e pela empresa.

Se é isso que anda acontecendo com você, confira dicas de como perguntar e que tipo de questões você pode fazer:

1. Prepare as perguntas antes da entrevista de emprego

Como já foi dito, é comum que o recrutador questione se você possui alguma dúvida. Sabendo disso, você pode se preparar. Faça uma lista de assuntos que você gostaria de levantar.

A dica é ter em mente que as perguntas devem variar de acordo com o entrevistador.  Por exemplo, se for alguém do RH da própria empresa, você pode perguntar sobre o processo seletivo ou sobre a organização, de forma geral. Se o entrevistador for o seu potencial chefe, por outro lado, você pode fazer perguntas relacionadas ao setor em que você irá trabalhar, o cargo e suas responsabilidades.

2. Perguntas que você PODE fazer ao entrevistador

As perguntas que você fizer, devem demonstrar que você esteve atento durante a entrevista e também que pesquisou sobre a empresa. Além das perguntas que você preparou com antecedência, você também pode aproveitar como gancho algum item que o entrevistador tenha levantado durante a conversa. Confira vão alguns exemplos abaixo.

Perguntas sobre o cargo

Esta é uma ótima oportunidade para você saber o que vai fazer se for contratado. São perguntas possíveis:

  • Você pode falar mais sobre as responsabilidades do dia a dia neste cargo? Como seria um dia típico?
  • Por que essa vaga está aberta? Ela foi criada agora? (Se não for o caso, você pode perguntar por que seu antecessor deixou o cargo.)
  • Se eu fosse contratado, quais seriam suas expectativas para os meus primeiros meses?
  • Que melhorias ou mudanças você espera que o novo candidato traga para esta posição?

Perguntas sobre a empresa 

Aproveite a oportunidade para entender mais sobre o funcionamento da empresa. Lembre-se de adequar as questões ao entrevistador. Algumas só valem se ele trabalhar na empresa contratante e devem ser descartadas se ele for um recrutador de uma empresa terceirizada. Exemplos de perguntas:

  • Qual é o estilo de gerenciamento da empresa?
  • Há quanto tempo você está na empresa?
  • Quais são alguns dos desafios que a empresa enfrenta atualmente?
  • Quais são os objetivos da empresa para o próximo ano?

3. O que você NÃO deve perguntar

Para passar uma boa impressaõ, a recomendação é ficar longe de perguntas deste tipo:

Vocês fazem muitos happy hours?

Você deve perguntar sobre a empresa, mas não deve entrar em assuntos como happy hours, festas e férias. Esse tipo de pergunta pode induzir o entrevistador a pensar que você não está realmente interessado na empresa ou na vaga. Outra dica é não questionar a quantidade de horas que você deverá passar no escritório se for selecionado para a vaga.

Você é casado?

Não pergunte sobre a vida pessoal do recrutador; se ele é casado,  tem filhos ou mora perto do trabalho… nada disso tem a ver com a vaga ou diz respeito a você.

Qual é o ramo de atividade da empresa?

Desde que você saiba o nome da empresa contratante, não faça perguntas que possam ser respondidas com uma busca simples na internet. Afinal, sua intenção é demonstrar que tem interesse no cargo, na empresa e que está empolgado com a oportunidade, não é?

Que benefícios eu teria nesse cargo?

Este não é o momento de falar sobre salário e benefícios, especialmente se esta for a sua primeira entrevista presencial para a vaga. Candidatos que são muito diretos em relação a esses tópicos passam a impressão de estarem focados apenas em seus próprios interesses. Só fale em salário ou benefícios no caso do recrutador ter tocado no assunto e você tenha tido dúvidas.

4. Posso fazer mais uma pergunta?

A dica é fazer uma ou duas perguntas e observar como o recrutador se comporta. Se ele estiver mexendo em papéis, olhando o celular ou se levantando da cadeira, não insista. A conversa terminou. Evite também se estender, fazendo várias perguntas ao mesmo tempo. Faça uma pergunta de cada vez, com objetividade.

 

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

Responder