Programa Jovem Aprendiz: Como Funciona?

O que é e como funciona o Programa Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz pode ser uma ótima oportunidade para conseguir o primeiro emprego. Mas, muitos jovens têm dúvidas sobre como o programa funciona. E, o pior: pessoas mal-intencionados se aproveitam desta falta de conhecimento para enganar aqueles que buscam uma vaga. Para evitar os aproveitadores, fique atento às características deste tipo de contratação e aos seus direitos:

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é uma ação iniciada pelo Ministério do trabalho e Emprego para criar oportunidades para os mais jovens ingressarem no mercado de trabalho. O programa une o emprego a um curso de aprendizagem e qualificação, ou seja, o jovem tem a oportunidade de aprender uma profissão e, ao mesmo tempo, pôr em prática seus conhecimentos dentro de uma empresa.  O curso Capacitação Básica é dado de forma gratuita nas instituições parceira do programa Jovem Aprendiz.

Quem pode ser Jovem Aprendiz?

Qualquer pessoa que tenha entre 14 e 24 anos pode participar do programa, sendo que o mesmo deve estar matriculado em uma escola, cursando o ensino fundamental ou ensino médio. O jovem que já tenha participado do programa não poderá se candidatar novamente para a mesma área ocupacional.

O que é o programa de aprendizagem?

O curso de aprendizagem corresponde ao conteúdo teórico e pedagógico que o aprendiz deve estudar durante o seu trabalho para obter qualificação e formação profissional. Quando concluir o curso de aprendizagem o Jovem Aprendiz receberá o certificado concedido de conclusão e qualidade profissional. E fique atento: o curso é GRATUITO. 

O que deve constar no contrato do Jovem Aprendiz?

Antes de assinar seu contrato de trabalho, certifique-se de que essas informações estão claras:

  • Qualificação do Jovem Aprendiz
  • Qualificação da empresa
  • Identificação da instituição responsável pelo curso
  • Função para qual o aprendiz foi designado
  • Salário do Jovem Aprendiz
  • Jornada de trabalho
  • Termo inicial e final do contrato.
  • Assinatura do jovem ou responsável, caso o jovem seja menor de idade.

Existe uma duração certa para o contrato do Jovem Aprendiz?

O contrato firmado entre empresa e candidato pode ter a duração que acompanhe o tempo do curso de aprendizagem. O máximo para a duração do contrato de um jovem aprendiz é de 2 anos.

Qual o salário do Jovem Aprendiz?


O salário de um Jovem Aprendiz não é o mesmo em todos os tipos de empresas, ele depende  da quantidade de horas que o jovem trabalha e do tipo de atividade. O Ministério do Trabalho gera, anualmente, uma tabela com valores de salários pagos, baseando-se na quantia de horas trabalhadas.

Qual deve ser a jornada de trabalho do Jovem Aprendiz?

Existem dois modelos de jornada de trabalho para os participantes do programa: para aqueles que estão estudando, a jornada deve ser de 6 horas diárias; já para os que finalizaram o ensino, a jornada é de 8 horas diárias.

Vale ressaltar: se for convocado para uma vaga de Jovem Aprendiz, vá acompanhado de um responsável, recuse toda e qualquer proposta que envolva pagamentos a empresa e leia atentamente o contrato antes de assinar.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

Responder