4 Dicas para estudar para o ENEM

Confira 4 dicas para você organizar seus estudos para o ENEM

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada da maior parte das universidades públicas do país, acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Como vai a sua rotina de estudos? Para ajudar você a se prepara para o exame, separamos 4 dicas para sistematizar seus estudos e obter melhores resultados. Confira:

1. Resolva as provas anteriores

Para você ter mais confiança na hora da prova essa técnica é essencial. Ao resolver questões propostas em provas anteriores, você entende como elas são apresentadas, sua estrutura e abordagem. Isso vai te ajudar e muito, a diminuir a ansiedade quando você estiver com a prova em mãos.

Procure resolver o maior número possível de testes. Com isso você vai conseguir identificar suas dificuldades e assim poderá aprender como superá-las fazendo uso dos seus pontos fortes. Tudo isso vai contribuir para que você otimize seu tempo dos estudos. Além disso, na hora da prova é possível que você se depare com uma questão muito parecida com a de outra prova que você já resolveu quando estava estudando.

2. Faça resumos e fichamentos

Depois de ler um texto o que você faz? Fecha o livro e passa para outro texto? Se a resposta for sim, saiba que dessa maneira seu estudo é muito menos eficaz. O ideal é que você leia o material e faça um resumo dele com suas próprias palavras. Ele pode ser estruturado tanto em texto corrido quanto em tópicos. Fazer um resumo dos materiais estudados é uma técnica muito boa para fixar o que você aprendeu.

Os fichamentos são sínteses esquemáticas, que destacam os pontos mais importantes do texto. Eles são ótimos para revisões: em vez de ler todo o texto novamente, você lê apenas o fichamento, revendo somente os principais pontos do assunto.

3. Elabore cartões de memória e teste-se

Se você tem dificuldade para guardar conceitos na memória, cartões de memória são uma boa. Em pequenos cartões escreva o nome dos conceitos principais de um material estudado;  depois, leia cada um dos cartões e busque na memória uma explicação para aquele conceito, o que ele significa e como se relaciona com o contexto da disciplina.

4. Crie mapas mentais

O mapa é um diagrama com palavras, ícones e flechas, que cria uma ordem lógica e hierárquica entre informações. É a melhor forma de ver a matéria de forma sistêmica, em um só quadro.

Um detalhe importante é que o mapa precisa ser totalmente personalizado e fazer sentido para você. Quer dizer, pode ser que um outro estudante veja seu mapa e não entenda a lógica que você criou. Por isso, evite baixar mapas prontos na internet. É importante que você mesmo construa o seu e insira nele desenhos, cores e elementos visuais que expressem o que a matéria diz, de modo que faça sentido para você.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS