10 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Confira 10 dicas para você retornar ao mercado de trabalho

Segundo estatísticas recentes, o desemprego atinge a cerca de 13 milhões de brasileiros. Com tanta gente disputando oportunidades, conseguir uma vaga no mercado de trabalho não é nada fácil. Pensando nisso, separamos 10 dicas que vão tornar sua busca mais eficiente. Confira:

1. Organização:

Pense na busca por em emprego como um trabalho. Sendo assim, procure organizar sua rotina. Tenha horários para visitar sites, ler e enviar e-mails, revisar currículos e cartas de apresentação, entrar em contato com pessoas que podem ajudar você, etc.

Ainda falando de organização,  muito provavelmente suas finanças devem precisar ser repensadas: monte um planejamento financeiro com os gastos essenciais, corte o que for dispensável e evite cartões de crédito.

2. Foque na sua carreira:

Relembre sua trajetória profissional e quais são as suas principais competências e habilidades. Faça perguntas a si mesmo: No que eu sou bom? O que eu gosto de fazer? Com o que eu gosto de trabalhar? Liste todas as suas conquistas e o que aprendeu, pois a partir disso, você poderá estabelecer seus objetivos de carreira e traçar metas profissionais.

Vale lembrar que definir um foco nas buscas é muito mais eficiente, do que se candidatar em vários cargos ou setores diferentes, que muitas vezes não se encaixam nas suas especialidades ou mesmo no que você deseja trabalhar.

3. Aprimore seu currículo:

Elabore seu currículo de modo a apresentar suas habilidades, experiências, formação e resultados, mas faça isso de forma clara e objetiva.

4. Mantenha-se atualizado:

Aproveite o tempo livre para se atualizar, tanto em relação a notícias e cotidiano, quanto as novidades do seu ramo empregatício. Estude novos nichos de mercado (dentro de sua formação), frequente palestras (uma ótima opção também para adquirir novos contatos), realize workshops, leia revistas, jornais e livro. Quanto mais atualizado você estiver, maiores serão suas chances durante a entrevista. Se está lhe faltando dinheiro para cursos ou ingressos de eventos, saiba que há opções gratuitas na internet e em universidades.

5. Use a internet:

Muitas empresas usam sites como o RIOVAGAS para divulgar suas vagas ou recebem currículos em seus próprios sites institucionais, portanto, atualmente, a internet é uma ferramenta imprescindível para quem quer buscar uma oportunidade.

6. Conheça sua profissão:

Se você sabe qual é a sua área de atuação, você saberá exatamente qual é a vaga que realmente combina com suas competências e qualificações. Dessa forma, você não perde tempo se candidatando a vagas fora do seu perfil.

7. Faça Networking

O networking (rede de contatos profissionais) é uma das principais fontes de recolocação no mercado de trabalho atualmente, dessa forma, conte aos amigos o que você está procurando, alguém pode ajudar. Mas, atenção: cuidado para não ser inconveniente.

8. Não descarte oportunidades temporárias

Não se apegue ao tempo de trabalho, pois uma vaga temporária pode acabar se transformando em efetiva.

9. Prepare-se para as entrevistas:

Além do currículo, é importante se preparar para as futuras questões que podem surgir em uma entrevista, assim como: Quais seus pontos fortes e fracos? Por qual motivo saiu da última empresa que trabalhou? Como pode contribuir com nossa empresa? Elabore respostas para essas perguntas e não se esqueça de pesquisar sobre o ramo de atividades da empresa.

10. Cuidado nas redes sociais:

Preste muita atenção com o que você publica em suas redes sociais, tanto fotos quantos compartilhamentos. É muito comum que os recrutadores analisem o perfil social dos candidatos às vagas.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS