Edital Guarda Municipal São Gonçalo-RJ prevê 150 vagas

<a href=

São Gonçalo, no Rio de Janeiro, está com previsão de abertura de edital com 150 vagas para Guarda Municipal ainda em 2019. O prefeito José Luiz Nanci autorizou os estudos para o certame, que deve ser liberado no final deste ano.

O concurso visa atender a demanda no município, uma vez que a última seleção para o cargo foi em 2011, com abertura de apenas 50 posições. Para concorrer ao concurso público, é necessário que os candidatos possuam ensino médio completo.

Concurso público São Gonçalo-RJ: o que faz o Guarda Municipal

Segundo o site Nova Concursos, o guarda municipal “tem como função agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal. Exercendo o policiamento comunitário preventivo no município, atuando juntamente com as forças de segurança pública estaduais, que são representadas pelas Polícias Civil, Militar e Federal.

O guarda municipal é um profissional de confiança e deve estar atento o tempo todo com os acontecimentos no município. Precisa conhecer bem o local de trabalho, como funciona o dia a dia da cidade, atuando de caráter preventivo de modo a identificar e proibir qualquer ação suspeita ou delituosa”.

Último edital GM São Gonçalo-RJ foi em 2011

O último certame da Guarda Municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, aconteceu em 2011 e teve 50 vagas abertas. Foi exigido dos candidatos o diploma de ensino médio completo. A carga horária da função era de 40 horas semanais. 

A banca responsável pela organização do concurso público foi a Ceperj. O processo seletivo contou com prova objetiva e exame de capacidade física. Na primeira etapa, os concorrentes responderam 40 questões de múltipla escolha sobre as seguintes áreas do conhecimento:

  • Português
  • Matemática
  • Legislação de Trânsito

O exame de avaliação física houve três testes:

  • Flexão e extensão de braços e antebraços
  • Teste de sinuosa
  • Corrida/caminhada de resistência aeróbica

Fonte: Redação RioVagas

Veja mais editais de concurso público no RioVagas!