Concurso público Tribunal de Justiça RJ prevê edital para Juiz substituto

Concurso público Tribunal de Justiça RJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ RJ) está com edital de concurso público previsto para setembro de 2019. O órgão possui 50 vagas desocupadas para o cargo de Juiz substituto.

 

Concurso público Tribunal de Justiça RJ para juiz

O certame destina-se ao provimento inicial para o cargo de Juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos. O quantitativo de vagas será definido por meio do edital. Sem realizar concurso para a carreira desde 2015, o órgão conta com 50 cargos vagos de Juiz Substituto e 166 em toda a carreira.

Foi divulgado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal, edição do dia 14 de agosto de 2019, o parecer que aprova a contratação da banca organizadora responsável pelo próximo concurso destinado à carreira de magistratura do órgão. 

De acordo com o texto, a Fundação para o Vestibular Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (VUNESP) foi contratada. A empresa vai prestar serviços técnicos de elaboração, diagramação, impressão, logística com vistas à organização e realização do certame.

O Diário da Justiça Eletrônico do órgão, edição do dia 11 de junho de 2019, também divulgou a resolução que aprova a Comissão Organizadora do edital para magistratura. 

A comissão será composta por Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque (Presidente), Antônio Iloízio de Barros Bastos (Secretário), Cristina Serra Feijó, Maria Helena Pinto Machado, Augusto Alves Moreira Júnior e Anderson Prezia Franco (da OAB).

 

Provas do certame TJ RJ 2019

De acordo com o regulamento aprovado pelo órgão especial do Tribunal de Justiça, o concurso será composto por cinco etapas:

 

  • Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva e prática de sentença, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

 

Pré-requisitos exigidos pelo concurso público para Juiz

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter bacharel em Direito há três anos, no mínimo, por instituição de ensino superior oficial ou reconhecida, com diploma registrado pelo Ministério da Educação. 

Além disso, é necessário ter três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso de Direito, na forma definida no art. 93, I da Constituição da República e na Resolução nº 75, de 12.5.2009, do Conselho Nacional de Justiça, comprovada por intermédio de documentos e certidões.

 

Último edital lançado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

O último concurso do TJ RJ foi divulgado em 2015 e contou com 16 vagas. Na ocasião, o certame foi organizado pela Fundação Vunesp. O salário inicial foi de R$ 26.125,17.

O concurso contou, sucessivamente, com as seguintes etapas:

 

  • Primeira etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Segunda etapa: duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Terceira etapa: inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social;
  • Quarta etapa: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Quinta etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.

 

Fonte: Notícias Concursos

 

Veja mais editais de concurso público no RioVagas!