Concurso Público RJ para Investigador de Polícia Civil prevê 100 vagas

Concurso Público RJ

Concurso Público RJ para Investigador de Polícia Civil prevê 100 vagas

A Polícia Civil prevê abertura de concurso público no Rio de Janeiro. O certame contempla 100 vagas para o cargo de Investigador de Polícia. Edital deve ser lançado ainda em julho de 2019. Certame abrange mais 900 vagas para outras ocupações.

A fase de cotação de preços das bancas interessadas em organizar o certame da corporação foi encerrada. De acordo com informações da Academia de Polícia do Rio (Acadepol) do início de 2019, o processo licitatório já pode ser iniciado. Até oito empresas enviaram propostas.

O Secretário da Corporação espera um concurso bastante concorrido, por isso recomenda uma boa preparação. “A gente espera que todos se preparem muito bem, estudem, porque ser policial civil passa a ser a nossa vida. É um trabalho que a gente faz para sociedade, é servir realmente à sociedade. Estudem bastante, pois será um concurso muito concorrido”, disse Marcus em entrevista à rádio CBN.

Concurso público RJ: saiba mais sobre o certame da Polícia Civil

O concurso público da Polícia Civil RJ 2019 tem como objetivo reforçar a Segurança Pública do Estado.

“A Segurança Pública continua sendo uma das prioridades do nosso governo. Sabemos que uma Polícia Civil bem aparelhada e com capacidade de investigação poderá desmobilizar o crime organizado. 

Os resultados estão começando a aparecer. Além de mais policiais nas ruas, a Secretaria de Administração Penitenciária está fazendo diversas vistorias nas cadeias para apreender celulares e drogas”, afirma o secretário.

A mais cotada para coordenar o certame é a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj). Esta tem prioridade nos concursos realizados pelo estado, conforme o Decreto 42.298/2010.

A carência de 15 mil policiais, segundo o chefe da pasta, foi o motivo para a autorização de um novo concurso da Polícia Civil. Algumas carreiras da corporação, como a de delegado, não têm novos editais há seis anos. 

“Nosso déficit é muito grande e o governador Wilson Witzel entendeu isso e já autorizou (o concurso). A toda hora, ele me pergunta como está o andamento das comissões”, afirma o secretário de Polícia Civil RJ sobre o trabalho na organização dos editais.

Conheça a história da instituição

A primeira polícia existente no Rio foi a Guarda Escocesa, trazida por Villegagnon em 1555, para lhe garantir a vida, permitindo-lhe colocar em execução um regime opressor e severo. 

No dia 1º de março de 1565, na várzea existente entre o Morro Cara de Cão, hoje São João, e o pico do Pão de Açúcar foi fundada solenemente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nessa ocasião, Estácio de Sá nomeou as primeiras autoridades, sendo indicado para o cargo de Alcaide Pequeno – encarregado das diligências noturnas o carcereiro Francisco Fernandes.

Nesse dia foram nomeados ainda, Pedro Martins Namorado – Juiz das Terras; Antonio de Marins Coutinho – Provedor da Fazenda Real; Francisco Dias Pinto – Alcaide Mor; Pedro Costa – Tabelião, Escrivão das Sesmarias e Oficial de Armas da Cidade; João Grossi – Almotacé , funcionário incumbido da aferição dos pesos e medidas, preços de comestíveis e asseio da população.

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro tem missão de garantir os direitos fundamentais através da apuração eficiente e qualificada das infrações penais.

Valores – Ética, Hierarquia e disciplina, Comprometimento, valorização do servidor, Garantia dos direitos fundamentais, Foco no cidadão, Excelência e transparência na prestação do serviço policial, Gestão por resultado e Parcerias institucionais.

Visão – Ser reconhecida como polícia cidadã e referência pelo alto índice de elucidação das infrações penais.

Edital Polícia Civil RJ: confira os demais cargos previstos

A seguir, confira os outros cargos que estão previstos no certame:

  • Inspetor (500 vagas)
  • Perito (60 vagas)
  • Delegado (100 vagas)
  • Perito Legista (100 vagas)
  • Técnico de Necropsia (80 vagas) 
  • Auxiliar de Necropsia (60 vagas)

Fonte: Notícias Concursos

Veja mais editais de concurso público no RioVagas!