5 dicas de como fazer a gestão do tempo e aumentar a produtividade

como fazer a gestão do tempo

5 dicas de como fazer a gestão do tempo e aumentar a produtividade

Procurando dicas para fazer a gestão do tempo? Chegou ao lugar certo. Preparamos um conteúdo com dicas simples para você começar a organizar a sua agenda hoje mesmo e se tornar muito mais produtivo.

Além disso, você vai entender a importância da administração do tempo no seu dia a dia e como ela influencia aspectos relevantes da sua vida pessoal e profissional. Continue lendo o artigo e confira!

Como fazer gestão do tempo? 5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Confira a seguir 5 dicas para você aprender a gerenciar melhor o seu tempo e conquistar resultados mais produtivos:

1) Elabore uma lista com as tarefas

O famoso “to do”, tão falado no mundo dos negócios, é uma das principais ferramentas para a otimização do tempo. Fazer uma lista com as tarefas pode ajudar você a se lembrar do que deve ser feito.

Anote todos os afazeres. Por dia ou semana, por exemplo. Deixe claro qual é o prazo para cumpri-los. Ao executar a atividade, lembre-se de retirá-la da relação.

2) Organize o seu local de trabalho 

Mantenha mesa e gavetas sempre organizadas. Isso facilita a sua movimentação, além de ajudar a encontrar o que procura com muito mais agilidade.

Não acumule papéis que não serão usados. Mantenha disponível somente os documentos úteis. Opte pelo uso de pastas e caixas organizadoras.

3) Estabeleça prioridades 

Antes de começar a realizar as tarefas, reflita sobre as prioridades. Ou seja, quais delas são mais importantes e precisam ser feitas primeiro. Uma técnica que pode ajudar é a classificação das tarefas em quatro tipos:

  • Importantes e urgentes: são aquelas que, se não forem feitas imediatamente, podem impactar outros aspectos. Devem ser as primeiras da lista
  • Importantes, mas não urgentes: são essenciais, mas não precisam ser realizadas com pressa
  • Urgentes, mas não importantes: são tarefas que estão com o prazo apertado e, embora não tenham tanta relevância, precisam ser executadas para que o cronograma seja cumprido
  • Não urgentes e não importantes: são menos prováveis. Mas, quando existem, podem ser deixadas para o final da lista.

4) Faça uma coisa de cada vez 

Ao ler as dicas acima, você já viu a importância de relacionar todas as tarefas e definir critérios para a realização de cada uma delas. 

Portanto, além de seguir essas recomendações, lembre-se de fazer uma coisa de cada vez. Procure começar uma tarefa e finalizar. Só inicie outra se a nova atividade se tornar mais importante e urgente.

5) Calcule a duração das atividades 

Algumas tarefas são comuns e se repetem periodicamente. Portanto, descobrir o tempo gasto com elas pode auxiliar você a organizar o seu cronograma de uma forma mais assertiva. Utilize um cronômetro para calcular a duração das atividades.

Gestão do tempo: importância na vida pessoal e profissional

Já experimentou aquela sensação de desconforto quando não consegue realizar as tarefas as quais você se propôs a fazer? Nada agradável, não é mesmo? Por esse motivo, a gestão do tempo está diretamente ligada ao bem-estar.

A má administração das atividades pode ocasionar diversos problemas, como estresse, irritabilidade, insônia, dificuldades de relacionamento, entre outros. No trabalho, é notável a queda de produtividade, a desmotivação e até comportamentos agressivos.

Então, se você pretende ter rendimento em suas atividades, equilíbrio entre o pessoal e profissional e qualidade de vida, comece agora mesmo a controlar o seu relógio.

Fonte: SB Coaching 

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também 6 Dicas para aumentar a sua motivação no trabalho