Será que você está procrastinando?

Procrastinação: Entenda o que é e como solucionar

 

Você acordou cedinho e resolveu que iria trabalhar em um projeto que irá entregar semana que vem. Sentou-se na mesa e notou que a mesma estava suja e que precisava limpá-la imediatamente.

Feito isso, você percebe que precisa comer alguma coisa, pois é impossível fazer qualquer coisa quando se está com fome. Preparou seu lanche, comeu e decidiu que iria olhar o Facebook por uns 5 minutinhos e quando viu acabou ficando mais do que deveria nas redes sociais.

Viu um vídeo aqui, umas fotos ali e passado um tempinho lembrou que precisava retomar a sua tarefa. Ao recomeçar, percebeu que não tinha tinta na impressora e mesmo que o projeto não estivesse pronto ainda, você sabe que é fundamental que a impressora esteja funcionando perfeitamente e vai na rua comprar tinta.

Nesse vai e vem, o dia passa e você acaba não fazendo o que deveria fazer, ou seja, você procrastinou o dia inteiro e deixou para amanhã (ou outro dia) a tarefa que deveria ter realizado hoje.

Provavelmente, em algum momento da vida você já passou por uma situação parecida, em que, mesmo sem perceber, acaba deixando para depois o que deveria fazer agora. Mas como evitar que isso aconteça e parar de procrastinar?

1- Faça uma lista de tarefas

Sim, se organizar é fundamental! Quando anotamos o que temos que fazer fica mais fácil de cumprir, afinal você não vai querer olhar sua agenda no dia seguinte e ver inúmeras tarefas anotadas e que não foram cumpridas.

Além disso, não é bom confiar unicamente na nossa memória, com o dia corrido pode ser que você simplesmente esqueça de realizar alguma tarefa que deveria ter feito.

2- Crie metas curtas e possíveis de serem cumpridas

Não adianta querer mudar o mundo em apenas 24 horas. Estabeleça metas que você sabe que conseguirá cumprir. Isso lhe trará maior satisfação no final do dia, exatamente por ter conseguido fazer o que queria e no dia seguinte estará preparado para novos objetivos.

3- Use um despertador

Se aproprie dos benefícios que a tecnologia pode trazer e use o despertador do seu celular, por exemplo, para conseguir acordar cedo. Isso permitirá que seu dia seja mais proveitoso e que você tenha mais tempo pra fazer suas tarefas.

Agora ponha essas dicas em prática e verá que em pouco tempo irá conseguir mudar seus hábitos e deixar a procrastinação de lado.

 

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS