5 dicas de como reduzir a ansiedade no trabalho

5 dicas de como reduzir a ansiedade no trabalho

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Diversas pessoas desenvolvem a ansiedade devido às condições de trabalho ou até mesmo por fatores pessoais, que levam a momentos de estresse e até mesmo desequilíbrio emocional, podendo fazer com que se sinta sobrecarregada, de modo a afetar em sua vida pessoal e também profissional.

De qualquer modo, é importante tomar algumas atitudes para solucionar esse problema.

Se você é do tipo de pessoa que está sempre pensando no que poderá acontecer nos próximos momentos, se sente inseguro com suas atitudes dentro e fora do trabalho, fica obcecado com a lista de tarefas que terá que cumprir nos próximos dias e até mesmo perde o sono durante a noite, confira a seguir algumas dicas que te ajudarão a controlar as crises de ansiedade e relaxar um pouco mais dentro e fora do emprego.

 

Identificar os motivos

O primeiro passo é identificar as principais causas que o levam ao desânimo ou nervosismo no ambiente de trabalho. Procure compreender de onde surgiu o problema e em quais momentos costuma se sentir desta forma.

Assim, tire para análise essas situações quando não estiver no ambiente de trabalho, para não prejudicar sua produtividade, nem com seus familiares, para não comprometer na sua convivência com eles. Pode ser na hora do lanche da tarde, na volta para casa, ou mesmo quando estiver realizando tarefas pequenas. Isso ajudará a solucionar as situações com calma e direcionar as soluções para o que realmente for importante.

 

Finja que está tudo bem

O primeiro passo para conseguir concretizar, de fato, uma ação é fingindo. Em princípio finja que está bem e faça o que deve ser feito, buscando não pensar no que poderá dar errado. Finja que não está ansioso ou irritado com o que está acontecendo no ambiente de trabalho e diga isso para si próprio.

Sua mente irá, aos poucos, se adaptar ao modo com se comporta podendo fazer com que tenha sensações mais positivas e de autoconfiança.

 

Mantenha-se ocupado(a) depois do trabalho

Boa parte das pessoas vai direto para casa ao sair do trabalho, isso leva a uma situação que sobrevaloriza o trabalho e faz você se perder em seus próprios pensamentos e intenções. É importante buscar algum outro tipo de ocupação ou distração que sejam capazes de trazer pensamentos melhores e mudar o foco para outros assuntos e pensamentos que não estejam ligados diretamente ao dia de trabalho que teve.

 

Faça alguma atividade física

Exercitar-se traz um enorme impacto positivo na saúde mental e na ansiedade, e deverá fazer parte da sua rotina diária se você trabalhar em um ambiente altamente estressante.

Isso porque exercícios físicos liberam endorfinas, hormônio que causa sensação de prazer, que melhora o humor e reduz desconforto físico. Exercitar antes do trabalho pode reduzir o estresse no decorrer do dia de trabalho, exercitar depois do trabalho pode evitar que o estresse influencie na sua ansiedade quando chegar em casa.

 

Esqueça o perfeccionismo e mantenha “os pés no chão”

A ansiedade pode ser consequência do perfeccionismo, isso porque está muito relacionada a ideia de que é possível fazer qualquer coisa perfeitamente, em qualquer momento e em qualquer lugar. Por melhor profissional que você seja, esse tipo de pensamento pode afetar diretamente em sua saúde mental, uma vez que é preciso ser realista e saber até onde vão os seus limites.

Buscar fazer algo corretamente não é ruim, o problema surge quando as pessoas se distanciam da realidade e almejam algo impossível ou difícil demais de ser alcançado, isso poderá levar à frustração e, consequentemente, a ansiedade de não conseguir realizar tal tarefa.

 

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