Por que é melhor evitar falar de política no trabalho

Saiba por que é melhor evitar o assunto POLÍTICA no trabalho

As eleições estão se aproximando e na imprensa e redes sociais esse é um dos assuntos mais comentados. Se você está acompanhando os debates e entrevistas com os candidatos, já deve ter sentido vontade de discutir o assunto com os colegas de trabalho, não é mesmo?. Pois bem: muito cuidado!

A antiga regra é bem válida: política, religião e futebol não se discutem. Quando encontramos pontos em comum com outras pessoas, como torcer para o mesmo time, partilhar a mesma fé ou votar no mesmo candidato ganhamos aquele sentimento de pertencimento.

Porém, o problema está em quando as opiniões são diferentes. Discordar em assuntos sensíveis como política e religião pode ser um grande mal-estar, pois envolve opiniões se crenças estabelecidas profundamente. Desconstruir algo tão enraizado é difícil, já que é preciso alterar julgamentos, maneiras de perceber a sociedade, etc. Dessa forma, esse processo pode se tornar estressante e tenso.

Para fugir de conflitos desnecessários, confira as dicas:

1. Busque pontos em comum em outros temas

Ao expor sua opinião e suas preferências, você pode conquistar a empatia daqueles que pensam como você, mas também pode despertar também a antipatia dos que pensam diferente. Portanto, procure empatia com assuntos menos polêmicos, como hobbies, filmes, música, projetos da empresa. Desse modo, você tem menos chances de gerar aversão ou antipatia.

2. Opiniões não mudam da noite para o dia

Em relação a política e outros temas polêmicos, é preciso entender que opiniões são construídas com base em uma série de experiências. Elas não mudam de uma hora para outra. Dificilmente a visão que seu colega de trabalho em sobre um partido ou candidato será modificada por conta de algo que você diga. Dessa forma, você deve se perguntar se uma tentativa (frustrada) de modificar a opinião do outro compensa todo o estresse de uma discussão no ambiente de trabalho, correndo o risco de causar um desgaste permanente nas relações. Se você pensar bem, provavelmente a resposta será NÃO.

3. Mantenha a calma

Se o assunto surgir e você não consegui evitar a conversa, a dica é manter sempre a calma. Evite ser agressivo ou taxativo. Se algum colega insistir e a discussão se tornar acalorada, simplesmente declare que todos estão buscando escolher o que acredita ser o melhor para o país e encerre a discussão.

Para encerrar, vale destacar que deixar de discutir política no trabalho não significa que você está deixando de lado suas crenças. A questão é que você não deve perder o foco no trabalho. Enfim, a empresa é lugar de discutir clientes, concorrentes, mercado, qualidade, estratégias e procedimentos.

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS