6 erros que você não deve cometer no grupo de trabalho no WhatsApp

Cuidado para que suas postagens no grupo do trabalho não prejudiquem sua carreira

O popular aplicativo de troca de mensagens vem sendo cada vez mais usado por pessoas na vida pessoal, mas também na profissional. Em algumas empresas, ele já substitui a troca de e-mails. Para não se complicar com o grupo do trabalho, confira alguns comportamentos que você deve evitar ao utilizar a ferramenta:

1. Esquecer que o WhatsApp é um documento, público e corporativo

Mesmo que o aplicativo tenha suas mensagens criptografadas, é bom lembrar que os participantes da conversa/ grupo têm acesso ao que foi enviado. É preciso tomar cuidado com as informações trocadas, especialmente ao falar de temas sigilosos ou questionar políticas da empresa. E lembre-se também que é muito fácil tirar prints da tela, ou seja, mesmo que a mensagem seja apagada, ela pode não deixar de existir. Em outras palavras, o que está registrado ali não necessariamente ficará em segredo.

2. Usar o grupo da empresa como usa o grupo dos amigos

A foto fofa de cachorro, a mensagem bonitinha de bom dia, uma notícia polêmica (principalmente se você não tiver certeza da veracidade), uma piada…  Tudo isso circula pelo WhatsApp, mas é melhor passar longe do grupo do trabalho. É preciso separar o profissional do pessoal.

3. Esquecer que cada um interpreta o que está escrito da sua maneira

Ao escrever, é melhor deixar as mensagens diretas e objetivas, pois a intenção por trás da mensagem pode ficar perdida de acordo com a interpretação de cada um. O que pode parecer para você uma pergunta normal ou um pedido pode ser vista como grosseria por outro e dificultar o trabalho. Por isso, sempre releia as mensagens antes de enviá-las, verificando se você não soará grosseiro ou autoritário.

4. Fazer “brincadeiras” 

Toda brincadeira tem limite – na vida e no grupo de trabalho também. É preciso cautela para fazer brincadeiras com os colegas pelo WhatsApp, especialmente se puderem ser percebidas como bullying, manifestação de algum preconceito ou algum tipo de ofensa. Mesmo que sua intenção não seja magoar, perceba que ninguém é obrigado a achar suas brincadeiras divertidas.

5. Beber e escrever

Assim como uma piada ou notícia falsa pode afetar sua reputação, escrever uma mensagem após ingerir bebidas alcoólicas pode ser igualmente prejudicial. De desabafo a elogio, não importa o conteúdo da mensagem: não envie. A bebida costuma nublar nosso bom-senso e você pode acabar escrevendo algo de que vai se arrepender.

6. Tomar decisões importantes por mensagem

Decisões importantes ainda devem ser comunicadas pessoalmente. Se estiver aborrecido ou frustrado com o trabalho, quiser questionar o chefe ou fazer uma denúncia, procure os canais oficiais da empresa ou marque uma reunião.

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