A carta de referência confere credibilidade ao discurso do candidato, destacando-o em relação a outros profissionais na hora de disputar uma vaga de emprego
Ingressar em um emprego é traçar uma história nunca antes contada. Para passar uma boa impressão e aumentar as chances de contratação, muitos que batalham pela recolocação no mercado possuem o bom hábito de solicitar aos antigos chefes uma ajuda para concretizar o desejo de voltar à ativa. E é assim que surge a carta de referência.
A conquista de uma nova oportunidade de trabalho é um marco na vida profissional de qualquer um e, melhor ainda, é quando essa nova fase se inicia com base nas boas recomendações do antigo empregador. Uma entrevista/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>entrevista, por exemplo, pode ser melhor conduzida quando o contratante possui em mãos uma lista das qualidades e habilidades do candidato, validadas por seu líder anterior.
Mas o que é uma carta de recomendação afinal?
A carta de referência pode ser vista como um documento, de alta importância, capaz de abrir portas para aqueles que buscam um emprego. Geralmente elas são redigidas a partir de um modelo pré-existente, sendo que cada empresa adota aquele que mais se adequa aos seus padrões. No entanto, nada impede que uma figura superior ligada ao ex-funcionário escreva algo mais pessoal, com base nas experiências vividas entre as partes.
Quem exige a carta de referência?
Qualquer contratante potencial que deseje averiguar a experiência profissional de seu candidato. O documento precisa ser apresentado em forma impressa, contendo a assinatura do empregador – seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. Após isso, a carta pode ser apresentada a qualquer instituição que a exija para dar continuidade ao processo seletivo de uma vaga em aberto.
Como solicitar uma carta de referência?
A carta de referência contém dados pessoais do colaborador, dando potencial de exibição de informações confidenciais a esse documento. Por isso, é preciso ter muita cautela no discurso que garante o seu recebimento. Se a solicitação for encaminhada ao Departamento Pessoal ou Recursos Humanos, provavelmente a carta será mais genérica e menos expositiva do que se fosse redigida por um gestor/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>gestor próximo.
Saiba se apresentar, caso o seu desligamento da empresa tenha ocorrido há tempos. Aproveite para mencionar informações profissionais a seu respeito que deseja que sejam apresentadas na carta de referência, bem como:
· Um fato memorável que envolva você e a pessoa que redigirá o documento (pode ser uma meta atingida, a resolução de um problema, a conquista de um novo cliente, etc.);
· Uma conquista atingida por você e que tenha impactado a empresa como um todo;
· O recebimento de um prêmio ou qualquer outra forma de reconhecimento advindo de sua boa performance enquanto funcionário.
Modelos de carta de referência
Veja a seguir 3 sugestões de modelos de carta de referência que podem ser redigidos por todos os perfis de empregador: pessoa jurídica, pessoa física ou ambos.
- MODELO 1 (PARA PESSOA JURÍDICA)
Declaramos para os devidos fins, que o(a) Sr(a). (INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO), inscrito(a) no CPF sob o nº ____________, portador(a) da CTPS __________ (número e série da carteira de trabalho), foi nosso(a) funcionário(a) de (INSERIR DATA DE ADMISSÃO) à (DATA DO DESLIGAMENTO), exercendo como último cargo a função de _______________, nada constando em nossos arquivos que possa desabonar sua conduta profissional.Local, _____ de __________ de _____
_________________________________________
Assinatura da empresa
Nome do responsável pelo documento e seu cargo
Nome da empresa
CNPJ da empresa
- MODELO 2 (PARA PESSOA FÍSICA)
INSERIR NOME DA EMPRESALocal, _____ de __________ de _____
INSERIR NOME DO DESTINATÁRIO OU (A QUEM POSSA INTERESSAR),
INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO é pessoa de meu conhecimento, (cargo ocupado), correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de (INSERIR DATA DE ADMISSÃO) a (INSERIR DATA DO DESLIGAMENTO), executando serviços de (INSERIR AS ATIVIDADES EXERCIDAS), sob minha supervisão direta. Durante todo esse período manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.
Atenciosamente,
Nome do contratante e cargo
- MODELO 3 (PARA AMBOS)
INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO trabalhou na minha empresa de _____ de _____ de _____ a _____ de _____ de _____.Suas funções eram (INSERIR AS ATIVIDADES EXERCIDAS):
Durante o tempo em que aqui trabalhou, INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO apresentou INSERIR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS e atingiu os seguintes resultados (INSERIR CONQUISTAS):
Por meio deste documento registro minha recomendação de INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO para eventuais futuros empregadores e parceiros.
Atenciosamente,
Nome e cargo
Gostou do conteúdo?
Veja também:
Veja também:
- Como se recolocar no mercado de trabalho?
- 8 dicas de como fazer uma excelente redação no processo seletivo e conseguir a vaga de emprego
- 12 empresas que oferecem vagas de emprego remotas
- O que significa ser um gestor?