Pensando em fazer cursos a distância? Conheça os prós e contras

Confira vantagens e desvantagens dos cursos EAD para auxiliar na sua busca por emprego e qualificação profissional

Ter um diploma de graduação nos dias atuais é essencial para um bom currículo e visualizar boas oportunidades no mercado de trabalho, além da possibilidade de estudar sobre algo que gosta e trabalhar nisso.

Com as novas portas que a tecnologia abre todos os dias, tornou-se possível estudar e ter uma faculdade sem precisar sair de casa com a educação a distância.

Cada vez mais universidades estão adotando a graduação em EAD e, com isso, ampliam as possibilidades de aprendizado para quem quer estudar, mas antes não tinha meios para fazê-lo. O número de cursos EAD disponíveis cresce a cada ano no Brasil.

No entanto, apesar de apresentarem diversos benefícios aos estudantes, a modalidade também possui especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de optar entre o curso presencial ou EAD.

Para ter um panorama geral e esclarecedor sobre a educação a distância, confira a seguir as vantagens e as desvantagens dos cursos a distância:

Vantagens do curso a distância

Baixo custo: O estudante economiza com transporte e alimentação, por não ter a necessidade de comparecer/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>comparecer sempre na instituição de ensino, não tendo esses custos adicionais além da mensalidade.

Flexibilidade: É possível escolher os melhores dias e horários para estudar, os graduandos possuem maior flexibilidade com os cursos EAD se comparados aos presenciais, que possuem dias e horários agendados.

Certificado: O MEC estabelece que o diploma do curso EAD não possui diferenciação com o presencial. Ambos possuem a mesma validade.

Bolsas de estudo: É possível contar com os cursos a distância que também disponibilizam bolsas de estudo com desconto nas mensalidades. Há bolsas inúmeros cursos em faculdades EAD, a exemplo de Administração, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, entre outros.

Desvantagens do curso a distância

Convívio entre os estudantes: Muitas vezes é preciso se virar só, não podendo contar com aquela ajuda do colega de classe, além de muitas vezes não ter um professor de imediato para tirar aquela dúvida.

Manter os estudos em dia: É preciso maior organização dos graduandos, que devem ter rotinas para não acumularem os conteúdos.

Driblar as distrações: Para muitos alunos é mais fácil conseguir manter o foco em sala de aula. Já na EAD, as distrações são maiores e não há ninguém além de si mesmo para manter a concentração nos estudos. É preciso manter o foco sempre, por isso é necessário esse cuidado.

Pensando no mercado de trabalho:

É possível ter as mesmas chances na hora de procurar uma vaga de emprego mesmo tendo estudado através de cursos EAD? Ainda há preconceito no mercado com quem cursa essa modalidade?

Segundo Eliane Aere, diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Digital), na percepção dos departamentos de RH e das lideranças das empresas, a modalidade EAD tem sido tão aceita quanto a presencial. “Se é presencial ou EAD não faz a menor diferença na hora do processo seletivo. O que analisamos é a carga horária e a avaliação do curso no MEC”, diz a especialista, ressaltando que, com exceção das áreas de saúde e engenharia, que exigem o aprendizado prático em laboratórios, praticamente todas as disciplinas ministradas online têm certificação reconhecida nas empresas.

Atualmente, os profissionais formados em EAD são tão capazes de se destacar no mercado quanto os que optam pelos cursos presenciais. Além disso, o perfil do profissional que opta pelo EAD é muito valorizado e procurado pelas empresas, já que a modalidade exige que os estudantes tenham maior autonomia, capacidade de organização e comprometimento com prazos.

Portanto, se essa é a melhor opção para você, não exite em buscar sua qualificação profissional.

Gostou do conteúdo?

Veja também:

MICROAPRENDIZADO – O QUE É E COMO VAI AJUDAR SUA CARREIRA

10 CURSOS ONLINE E GRATUITOS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO EM QUALQUER ÁREA

Procurando emprego?

Acesse: https://riovagas.com.br