10 Dicas para pedir aumento de salário

327
como pedir aumento de salario
Foto: Allef Vinicius/ Unsplash

Acha que merece um aumento? Veja dicas de como abordar seu chefe

Você se empenhou, atingiu ótimos resultados e acredita que merece um aumento? Confira 10 dicas de como conversar com seu chefe:

1. Avalie seu desempenho e o momento da empresa

Antes de pedir aumento você deve fazer uma avaliação sobre o momento da empresa e também sobre o seu desempenho. É um erro discutir aumento de salário se baseado apenas no que outros profissionais da sua área ganham, sem avaliar os resultados de seu próprio trabalho e também outros fatores, como tamanho da empresa e o quanto ela tem crescido. Se a empresa não passa por um momento positivo, pedir aumento não será uma boa ideia. Quanto ao seu desempenho é preciso ter uma visão crítica e levar em conta os feedbacks que você tem recebido.

2. Prepare seus argumentos

Pense muito antes de falar com o chefe. A argumentação para essa conversa deve ser preparada com antecedência, antecipando questões que seu chefe provavelmente vai levantar, como porque você merece esse aumento e quais benefícios isso traria a empresa. Em outras palavras, você precisa ressaltar suas realizações, para demonstrar sua competência, mas também apresentar o que você pode fazer para, por exemplo, aumentar as vendas na empresa.

 

3. Assuma outras atividades

Uma boa forma de convencer o chefe é se propondo a assumir outras tarefas e responsabilidades que possam aumentar a receita da empresa ou reduzir custos. Desta forma, a conta já vai parecer mais interessante. Você ganha o aumento e, em troca, traz mais resultados para empresa. Mas, atenção: a conversa não pode ser vaga, você tem de enumerar e detalhar essas novas atividades que está disposto a executar, demonstrando porque tem capacidade para tanto.

4. Mantenha o foco na empresa

Mesmo que você esteja precisando ganhar mais para conseguir pagar dívidas, cuidar de um familiar doente ou fazer um curso de idiomas ou faculdade, nunca apresente esses fatores como argumentos na hora de pedir aumento de salário. O foco deve sempre estar na empresa,  no que você pode fazer para melhorar seus resultados, e jamais na sua vida pessoal.

5. Descubra o momento certo

Os salários fazem parte do orçamento da empresa, que normalmente é definido anualmente. Por isso, se a sua empresa for organizada e trabalhar no planejamento orçamentário do próximo ano sempre em outubro, por exemplo, essa pode ser a melhor época para a conversa.

 

6. Participe de projetos de grande visibilidade

Uma forma de semear seu aumento é participar de projetos que envolvam toda a empresa. Eles são excelentes oportunidades para entrar em contato com gestores de outras áreas e de níveis mais elevados, que podem perceber o valor do seu trabalho e render boas oportunidades.

7. Saiba diferenças entre pleno e sênior

Se você trabalha na empresa há algum tempo e vem acumulando funções, sem ganhar nenhum aumento, você pode argumentar que, por exemplo, você ganha como analista pleno mas faz trabalho de sênior.  A empresa sabe que dar um aumento vai ser mais barato do que contratar outra pessoa para a função que você já está ocupando.

8. Enfrente o constrangimento

Pedir aumento pode ser um momento constrangedor, mas você não deve adiá-lo para sempre. O que você precisa é escolher o momento e a forma adequada de falar, demonstrando que está interessado na empresa e que quer dialogar sobre o assunto. Evite qualquer tom de ameaça ou desmotivação.

9. Não espere uma resposta imediata

Tenha em mente que, mesmo que concorde com o aumento, seu chefe provavelmente terá que consultar o RH ou outros gestores, portanto, não espere uma resposta na mesma hora.

10. Quando a resposta é não

Mesmo com toda a argumentação preparada, você pode acabar ouvindo um “não” como resposta, por isso é importante se preparar para essa possibilidade, evitando demonstrar aborrecimento ou desânimo. Afinal, uma negativa não significa um “nunca”. Siga entregando um trabalho bem-feito e aguardando outro momento para reafirmar seu pedido de aumento.