Como valorizar a sua experiência profissional no currículo

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Foto: NordWood Themes/ Unsplash

O modo como você escreve seu currículo pode tornar sua experiência profissional mais atrativa para o empregador

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e detalhes podem fazer toda a diferença na hora do empregador escolher um candidato para preencher uma vaga em sua empresa. Um desses detalhes super importantes é a forma como você descreve as suas experiências profissionais.

Confira 5  formas de valorizar sua experiência profissional no currículo

1. Use a voz ativa

Um das maneiras de tornar os suas realizações mais chamativas é usar a voz ativa no lugar da voz passiva.

Por exemplo:

Voz ativa: Eu criei uma campanha nas redes sociais.

Voz passiva: Uma campanha nas redes sociais foi criada por mim.

Na voz ativa, você coloca sua ação em evidência na frase, destacando a sua contribuição. Além disso, a primeira frase é mais objetiva, o que é ideal em um currículo.

2. Utilize palavras-chave

Utilize (quando for possível, claro) as palavras-chave que compõem a descrição da vaga que você está se candidatando. Essa estratégia torna seu currículo mais atrativo em uma primeira triagem de candidatos. Além disso, demonstra ao recrutador que você é ideal para o cargo que ele precisa preencher.

Para fazer isso, siga estes passos:

  • Leia atentamente o anúncio da vaga e verifique quais competências/características exigidas no texto você tem;
  • Utilize os termos exatamente como a empresa utilizou. Por exemplo, se o anúncio exige “experiência em gestão”, use-a em seu currículo em vez de “experiência em gerenciamento”, por exemplo.
  • Tenha o cuidado de incluir as palavras-chave de forma adequada no currículo. É preciso que o texto faça sentido.

3. Corte informações irrelevantes

Se você ajustar o currículo à vaga pretendida, mais objetivo ele será. Ou seja, o recrutador verá com mais clareza o quanto você é adequado para a posição. A dica, portanto, é deletar competências e conhecimentos que não estejam relacionados à posição que você quer ocupar.

4. Mostre evidências

Outra forma de tornar o currículo mais interessante é apoiar suas habilidades e competências em evidências. Por exemplo, você pode escrever “Tenho boa comunicação“, mas isso não prova sua capacidade. O melhor é demonstrar como você aplica essa competência. Por exemplo: “Utilizei minha capacidade de comunicação para gerenciar com sucesso uma equipe de três assistentes de loja. Como resultado, nossa equipe superou as metas nacionais de vendas da empresa”.

5. Use números e estatísticas

Complementando o tópico anterior, você também pode deixar seu histórico profissional mais atrativo, apresentando números que demonstrem resultados e conquistas.

Veja a diferença que eles podem fazer:

Com uma campanha nas redes sociais, consegui aumentar as vendas do comércio eletrônico em que trabalhava.

Com uma campanha nas redes sociais, consegui aumentar as vendas do comércio eletrônico em que trabalhava em 50% ao ano.

A primeira frase está boa, mas é vaga. A segunda frase mostra exatamente o seu sucesso.

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