10 atitudes que podem causar a sua demissão

1283
coisas que fazem você perder o emprego
Foto: Antonino Visalli/ Unsplash

A soma desses erros pode fazer você perder o emprego

Dificilmente alguém será demitido por conta de um único erro, a menos que seja algo gravíssimo. A demissão, normalmente, é consequência da soma de diversos erros, alguns mais sérios, outros aparentemente inofensivos. Confira 10 atitudes que você precisa evitar:

1. Não cumprir prazos

Quem não cumpre datas acaba prejudicando o trabalho dos colegas e, consequentemente, o desempenho da empresa. Um o outro atraso justificados podem ser perdoados, mas se é rotina, em breve você pode perder seu emprego.

2. Cometer os mesmos erros repetidamente

Errar faz parte do processo normal da aprendizagem, mas cometer erros recorrentes, em especial se eles envolvem dinheiro, aumenta muito as probabilidades de demissão.

3. Não ser pontual

Óbvio que você não será demitido por conta daquela vez que o trânsito estava terrível e você acabou se atrasando, mas se os atrasos são frequentes seu emprego corre riscos.

4. Fazer fofoca ou abrir informações confidenciais

Quem não controla a língua sempre acaba se prejudicando. Isso vale tanto para quem comenta a vida pessoal de colegas quanto para quem não toma cuidado com a confidencialidade das informações e sai comentando coisas sigilosas em conversas ou nas redes sociais.

5. Não trabalhar em equipe

Hoje em dia, é cada vez mais comum que departamentos de uma empresa precisem trabalhar em conjunto, assim, é preciso estar disponível para colaborar com os colegas e saber trabalhar em grupo. Uma atitude individualista pode causar o seu corte da organização.

6. Não se entender com a chefia

Não tem jeito, quem não tem um bom relacionamento com o chefe pode ficar sabendo: será transferido de área ou demitido ou acabará pedindo demissão.

7. Falta de educação

Dificilmente alguém será demitido porque deixou de dizer “bom dia”, “por favor” ou “obrigado”, mas, isso pode se somar a outros fatores e causar sua demissão.

8. Não saber ouvir

Se comunicar não é apenas falar. Saber ouvir é indispensável para uma boa comunicação, no trabalho e na vida pessoal.

9. Dar opinião que ninguém pediu

Fazer comentários inadequados pode gerar constrangimentos e fazer você ficar com a fama de quem fala o que não deve, o que pode prejudicar sua carreira.

10. Ser negativo

Ninguém gosta de trabalhar com pessoas que só reclamam o tempo todo e acham que tudo vai dar errado. Portanto, se quer questionar ou criticar algo, saiba apresentar alternativas ou você vai ficar com fama de ser uma pessoa negativa.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS