Guia para iniciantes no mercado de trabalho

Dicas rápidas para você conquistar o primeiro emprego

Começar a vida profissional é uma corrida contra o tempo, com vários obstáculos pelo caminho. É preciso tomar muitas decisões, encontrar oportunidades que tenham a ver com o que você está buscando e, claro, demonstrar que você tem habilidade e potencial para realizar o trabalho em questão.

Para muitos, o primeiro emprego vem antes da faculdade, enquanto outros esperam a graduação para entrar no mercado de trabalho. Seja qual for a sua situação acadêmica, área de atuação e região do Brasil, este pequeno guia pode te ajudar a iniciar no mercado de trabalho e conseguir oportunidades interessantes para o início da sua carreira.

Pegue o caderninho e vamos às dicas:

1) Mantenha o seu currículo atualizado

Utilize sites de vagas de estágio e emprego gratuitos como o RioVagas. Consulte diariamente as vagas disponíveis na área que você deseja atuar. Mantenha o seu currículo atualizado sempre que fizer um curso ou algo que incremente as suas aptidões.

2) Esteja disponível para as entrevistas de emprego

Imprevistos acontecem e sabemos que pode ser difícil realizar um compromisso em algumas situações. Quando for a uma entrevista de emprego, procure estar sempre disponível e seja pontual. Caso tenha havido alguma ocorrência que te impeça de comparecer/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>comparecer ao processo seletivo, o ideal é entrar em contato por telefone com o recrutador e pedir desculpas pelo inconveniente, perguntando se há a possibilidade de participar do processo em outro dia/horário. Normalmente, as empresas são empáticas com a situação e conseguem encaixar novos horários. Mas não deixe de avisar, ok? A falta de satisfação ao recrutador pode ser vista como desleixo ou irresponsabilidade.

3) Entenda o processo de ponta a ponta

Essa é, talvez, a dica mais valiosa para quem está iniciando no mercado de trabalho. É extremamente importante entendermos o porquê fazemos as atividades que nos designaram. Precisamos, essencialmente, entender quem solicita a demanda, por que solicita, como eu devo fazer, o que eu vou gerar de resultado, para quem irá o meu resultado. É comum que os líderes ou pessoas designadas a passar as atividades (quando há alguém para passar as atividades) não expliquem todo o processo, e não podemos cair no comodismo de fazer a atividade daquela forma porque assim nos ensinaram. Temos que aprender todos os passos para podermos identificar onde devemos despender melhor os nossos esforços.

4) Ouça todas as ideias que te oferecem

Uma vez dentro das empresas, escute sempre as ideias que te dão. Será muito mais fácil fazer com que todos te ouçam também. E claro, que essa presteza seja genuína, porque os colegas também têm muito a acrescentar. E, de repente, podem te dar muitos insights sobre atividades que você pode desenvolver da melhor forma e se destacar.

5) Evite dizer que um colega está errado, apresente outra forma de resolução

Quando você perceber que um processo realizado por um colega ou até líder está equivocado ou pode ser melhorado, evite impor as suas ideias como as mais adequadas. Faça com que as pessoas percebam isso de forma natural. Ouça o que eles têm a dizer sobre as ideias, apresente novas soluções para o processo e pergunte como juntos podem fazer de uma forma mais otimizada. As pessoas vão se sentir ouvidas e, consequentemente, valorizadas, passando a também respeitar as suas contribuições. Todo muito sai ganhando!

6) Networking, faça a sua rede

O networking é a sua rede de contatos profissionais. Comece a criar a sua rede, sempre pegando os contatos das pessoas que você acredita que podem ajudar na sua carreira, e sempre faça o mesmo pelo próximo. Criar uma rede saudável é uma forma muito bacana de se desenvolver mais rápido. As redes sociais, como o Linkedin, são também uma ótima forma de fazer um bom contatos com outros profissionais!

Fonte: http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/1931794-guia-para-iniciantes-do-mercado-de-trabalho

Gostou do conteúdo?

Veja também:

SAIBA COMO PROCURAR EMPREGO NA INTERNET EM 7 PASSOS SIMPLES

ESTÁ DESEMPREGADO? DICAS DE COMO MONTAR SEU CURRÍCULO MESMO SE VOCÊ ESTÁ FORA DO MERCADO DE TRABALHO

Procurando emprego?

Acesse: https://riovagas.com.br/