A gestão de projetos é uma forma de maximizar resultados, gerenciando riscos e definindo prazos
Estudos comprovam que os dos principais motivos para o fracasso de muitos dos projetos (e empresas) são: falta de recursos, erros na estimativa de tempo, desconhecimento sobre negócios, clientes sem a visão do que desejam, objetivos mal elaborados e prazos irreais.
O gerenciamento de projetos tem, exatamente, relação direta com a garantia de resultados dentro de uma empresa. Todas as ações realizadas na empresa, quando bem planejadas e executadas, significam metas atingidas. A coordenação e acompanhamento de um negócio equivale a compreender as diferentes áreas e esferas de atuação, desde a gestão financeira ao marketing/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>marketing, passando pela área de vendas/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>vendas.
Quando falamos de projetos é comum que as pessoas logo pensem em algo grande, mas isso é um equivoco, pois um projeto pode estar ligado às atividades cotidianas, como a resolução de problemas internos, negociação com fornecedores, entrega de produtos, entre outras situações. Um projeto é uma ação realizada com o intuito de elaborar um produto ou serviço, obtendo melhores resultados, por isso etapas como aprofundamento do conhecimento, compartilhamento de ideias e definição de roteiros são partes fundamentais de uma boa gestão.
Pontos importantes em um projeto
Alguns aspectos cruciais na definição e gerenciamento de um projeto:
1. Demanda
É preciso identificar as demandas do projeto e analisar a capacidade de atendê-las da melhor maneira possível.
2. Escopo
O escopo são as metas do projeto. Um projeto bem executado deve traças estratégias para melhor atingir o escopo.
3. Qualidade
Mais do que implementar diversas ações, o principal é ter foco na qualidade das estratégias desenvolvidas. Para isso, é importante ter um cronograma para medir o efeito das ações a curto, médio e longo prazo e, assim, identificar o que está dando certo e o que precisa ser revisado e aprimorado.
4. Custos
É fundamental possuir uma visão realista da situação financeira da empresa. Em outras palavras, é preciso considerar o real potencial de investimento para cada projeto considerando os resultados que irá trazer. É importante dar margens para possíveis alterações de custos, evitando que os projetos sejam prejudicados por falta de recursos financeiros.
5. Comunicação
Para que uma estratégia dê certo, é muito importante que haja uma boa comunicação entre os colaboradores. Mudanças de cronograma, atualização de estratégias e informações relevantes devem sempre ser compartilhadas entre os envolvidos.
6. Risco
Os riscos fazem parte de qualquer ação. Ao gerenciar um projeto, é necessário que se esteja preparado para eventuais necessidades de mudar as ações ou aplicar novas técnicas.
Veja também:
Deixe um comentário