O que fazer quando a esperada promoção não vem?

Esperava ser promovido, mas isso não aconteceu? Saiba como lidar

By Freepik

Você se dedicou bastante e se preparou para assumir novas responsabilidades, mas acabou não sendo promovido, como esperava. E agora, como lidar com a frustração? Confira algumas dicas:

1. Entenda o que é exigido no cargo

Para começar a entender porque sua promoção não aconteceu, busque compreender quais habilidades e competências são esperadas no próximo cargo. Um erro muito comum é achar que, por estar executando bem suas atividades, você está apto a ser promovido. Não é bem assim. Na verdade, para ser promovido você já deve estar demonstrando atitudes condizentes com o próximo cargo. Em outras palavras, você deve estar executando as suas atividades além do esperado e, se possível, tendo responsabilidades maiores do que seu cargo atual exige.

2. Faça uma profunda autoavaliação do seu desempenho

Você teve um desempenho consistente? Esse desempenho foi realmente ótimo ou apenas correto? Cometeu alguma falha grave? Conseguiu contribuir com os colegas de trabalho em dificuldade, apoiando e ensinando as melhores práticas?

Seja honesto consigo mesmo e avalie apenas o seu desempenho individual. Você deve ser capaz de se autoavaliar, percebendo os seus pontos fortes e entendendo onde precisa melhorar.

3. Peça feedbacks 

Para facilitar a análise do seu desempenho profissional ao longo do ano, peça para chefes e colegas de trabalho avaliarem seu desempenho.  Estes feedbacks podem ser solicitados de maneira informal, conversando durante um café ou o almoço e podem fornecer a você informações muito importantes para se aprimorar.

4. Entenda o cenário atual da empresa

Às vezes, mesmo atuando acima da média, você não conseguirá sua promoção. Afinal, as promoções dependem de outros fatores, além do seu desempenho. Se você for promovido, logicamente ganhará mais, além disso pode haver a necessidade de contratar mais uma pessoa para ocupar seu antigo cargo. Enfim, se a empresa teve um ano fiscal muito ruim, saiba que existe uma probabilidade enorme de não ocorrerem promoções. Se você teve um ano de performance excelente, mantenha seu excelente desempenho, pois a promoção pode vir no ano que vem.

5. Analise as opções que possui para o próximo ano

Após essas reflexões, caso você ainda se sinta injustiçado por não ter sido promovido, lembre que a sua vida profissional depende de você. Você pode buscar uma oportunidade em uma outra empresa ou continuar executando o seu trabalho para tentar uma nova promoção no próximo ano. A decisão é sua. Para ajudar você, confira algumas dicas de planejamento profissional e sobre mudar de emprego ou carreira.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS