16 Razões pelas quais você não conseguiu o emprego

Confira 16 razões que pode fazer empregadores descartarem sua candidatura

By Freepik

Procurar emprego não é uma tarefa fácil e uma das partes mais difíceis é ser rejeitado para aquele cargo que você tanto queria. Em geral, os empregadores não voltam a entrar em contato os não-selecionados e, quando o fazem, normalmente enviam apenas um e-mail padrão, agradecendo a participação no processo seletivo.

Dessa forma, pode ser difícil descobrir o que tirou suas chances e tentar corrigir os problemas. Para auxiliar você a corrigir certas posturas que podem estar atrapalhando sua contratação, separamos 16 razões comuns que fazem recrutadores descartarem candidatos.

8 Razões pelas quais você não foi selecionado para uma entrevista

1.Você estava qualificado para o cargo?

Até que ponto sua experiência combinou com as qualificações para o trabalho? Em um mercado de trabalho competitivo, os candidatos que possuem a correspondência exata ou muito próxima dos requisitos do cargo serão chamados para a entrevista.

2. Sua candidatura estava completa?

Você forneceu todas as informações necessárias em seu currículo? Veja aqui o que não pode faltar em um bom currículo.

3. Você cometeu um erro em sua inscrição?

Todas as datas de entrada e saída dos emprego listados em sua inscrição estão corretas? Discrepâncias podem fazer com que os recrutadores descartem você. E seus telefones e e-mail? Imagine perder uma oportunidade por cauda de um contato errado!

4. Seu currículo destaca experiências relacionadas ao cargo?

É preciso que fique claro como suas experiências anteriores e cursos ajudarão você a fazer um bom trabalho no cargo pretendido, por isso é importante uma descrição bem-feita de suas atividades.

5. Seu currículo é organizado?

O seu currículo precisa estar organizado para que o conteúdo mais relevante esteja próximo do topo e possa ser facilmente encontrado pelo avaliador. Veja como elaborar um currículo.

6. Sua carta de apresentação foi direcionada para o trabalho específico para o qual você se inscreveu?

Na carta de apresentação, você precisa deixar claro que possuí as habilidades, experiências e conhecimentos desejados para realizar o trabalho.

7. Sua carta de apresentação era longa o suficiente?

A carta de apresentação não precisa ser um enorme, mas precisa ser convincente. Sendo assim, entre dois e quarto parágrafos pequenos é o ideal. Lembre-se de ser objetivo, limitando-se a expressar como sua formação e experiências o tornam qualificado para a vaga. Não use o espaço para listar seus problemas ou implorar pela vaga. Veja como elaborar uma carta de apresentação.

8. Seu currículo e carta de apresentação estavam bem escritos e sem erros?

Às vezes, deixamos passar alguns erros de português. Uma boa ideia é pedir que outra pessoa revise seu currículo e também a carta de apresentação.

As 8 principais razões porque você não conseguiu o emprego depois de uma entrevista

Às vezes, as entrevistas dão errado e você já sai sabendo que não conseguiu a vaga. Mas, em alguns casos, tudo parece ter corrido bem, só que, mesmo assim, você não conseguiu a contratação. Aqui estão algumas das razões pelas quais você pode não conseguir uma oferta de emprego:

1. Você estava vestido adequadamente?

As primeiras impressões significam muito, e se você não estiver vestido de acordo com o local, pode perder o trabalho antes mesmo de entrar na sala de entrevista.

2. Você chegou na hora e foi educado com todos que conheceu?

Chegar atrasado para uma entrevista ou ser rude com uma recepcionista ou porteiro podem custar-lhe o trabalho. Não é incomum que o entrevistador pergunte a esses profissionais como os candidatos se comportaram, quando estavam fora de suas vistas.

3. Você transmitiu entusiasmo genuíno pelo trabalho durante a entrevista?

Quando há algum empate, os empregadores vão preferir os candidatos mais motivados, que eles acham que investiriam mais energia no trabalho.

4. Você pesquisou a empresa?

Você se informou sobre a empresa e o trabalho para o qual você estava se candidatando? É difícil demonstrar interesse e motivação, se você não tem ideia do que faz a empresa.

5. Você estava preparado para a entrevista?

Você estava pronto para responder a perguntas da entrevista? Com o que você sabia sobre a empresa e o que foi lhe passado na entrevista, você conseguiu articular perguntas para o entrevistador? Demonstre interesse nas atividades da empresa.

6. Você conseguiu expressar razões pelas quais você devia ser contratado?

Essa é uma das perguntas mais comuns em entrevistas e você deve responder com exemplos de como aplicou as habilidades relacionadas ao cargo em outras atividades.

7. Você demonstrou ser confiante?

É importante demonstrar que você está confiante em ser o candidato certo para o cargo. Mas, cuidado para não soar arrogante.

8. Você deixou claro no final da entrevista que queria seguir em frente no processo seletivo? Ou, se foi uma entrevista final, que você realmente queria o emprego?

O entrevistador não pode adivinhar seus pensamentos, portanto, ele pode tomar seu silêncio como desinteresse no cargo.

Rejeições acontecem

Tenha em mente que você poderia fazer tudo certo e ainda não conseguir o emprego. Pode acontecer de você se apresentar da melhor maneira possível, mas tenha sido vencido por um candidato que acabou oferecendo mais ao empregador. Então, tudo o que você pode fazer é continuar buscando outras oportunidades.

Rejeição, na verdade, pode realmente ser uma boa coisa à longo prazo. Se a empresa não achou que você não tinha o perfil certo para a empresa, talvez não fosse a melhor local  para você trabalhar. Em vez de gastar tempo lamentando o cargo que você não conseguiu, passe para a próxima oportunidade. Mais cedo ou mais tarde você será o candidato contratado.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS