6 formas de fazer seu currículo chegar às empresas

Saiba quais são as melhores maneiras de enviar seu currículo às empresas e aumentar suas chances de ser contratado

Com a internet, aumentaram as opções para quem busca uma oportunidade de emprego. E, se bem executadas, todas podem ser muito produtivas. Confira as dicas:

1. Site da empresa 

Muitas empresas costumam manter um espaço com as vagas disponíveis, do tipo “trabalhe conosco” ou “envie seu currículo”. Você pode se cadastrar nas oportunidades que se enquadram no seu perfil profissional ou deixar um currículo, para o caso de surgir uma vaga.

2. Site de consultorias de recrutamento

Grande parte das consultorias de recrutamento e seleção atuam com um número grande de empresas de diversos segmentos, portanto, vale a pena se cadastrar. Uma vez registrado, seu perfil passa a fazer parte de um banco de talentos para oportunidades em várias empresas. Além disso, as consultorias de recrutamento, em muitos casos, são a principal fonte de captação para posições de gestão ou tecnicamente muito especificas.

3. Classificados

Muita gente ainda utiliza os classificados dos jornais para buscar candidatos. Você pode comprar as publicações algumas vezes na semana ou verificar os sites dos jornais, pois muitos disponibilizam versões online.

4. Entregar pessoalmente

Entregar o currículo em mãos já foi uma prática comum, mas hoje está um tanto ultrapassada. Dessa forma, prefira os meios digitais. Mas, vale a pena manter os bem olhos abertos quando estiver na rua ou no shopping:  algumas empresas, principalmente do setor de comércio, ainda colocam cartazes pedindo currículos.

5. Redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais também são um dos canais mais comuns para captação de candidatos. Muitas empresas utilizam suas páginas para a divulgação de vagas, especialmente no LinkedIn.

6. Sites de vagas de empregos, como o RIOVAGAS

Muitas empresas, grandes ou pequenas, e também consultorias, preferem divulgar suas vagas em sites de empregos, principalmente pelo grande número de candidatos que os acessam, o que aumenta as chances de encontrar o profissional ideal.

Principais cuidados que você deve ter com seu currículo

Independente do canal que você escolher para enviar seu currículo (o ideal é utilizar todos), ele tem mais chances de ser selecionado pelo empregador se estiver bem escrito e estruturado:

  • Elabore seu currículo de forma objetiva e não se esqueça de revisar as informações.
  • Quando você estiver se candidatando a uma vaga específica, é importante também que o currículo preencha os requisitos divulgados pelo contratante, como idiomas, formação e experiência prévia na função.
  • Outra dica é editar o currículo para cada vaga a que você vai se candidatar, destacando experiências e habilidades relacionadas ao cargo em questão.

Aqui no blog já demos outras dicas para aumentar suas chances de encontrar um emprego. Você já leu?

Como ter sucesso na busca por um emprego em 6 passos

Como fazer um currículo eficiente e com mais chances de ser notado

Como valorizar sua experiência profissional no currículo

Primeiro emprego: 5 dicas para elaborar seu currículo

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS