Profissões do futuro: 18 possíveis empregos que você precisa conhecer

Carreiras que estão em ascensão no mercado de trabalho e o que você precisa saber para ingressar nelas

Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir, já que cada vez mais pessoas se preocupam com a experiência, deixando de lado a estabilidade e a aquisição de bens de consumo tradicionais. Exemplos desse novo estilo de vida são o aumento da utilização de aplicativos de transporte particular ao invés da compra de um carro ou mesmo a preferência por alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio.

Com todas essas mudanças, consequentemente também ocorre uma modificação da lógica do mercado de trabalho, que sempre estará atrelada com as inovações científicas, com as tecnologias de forma geral e com as novas demandas que vão surgindo no mundo.

Com base nisso, o site Na Prática separou 18 possíveis profissões e carreiras que estarão em alta no futuro e quais conhecimentos são importantes para desempenhá-las. Confira a seguir:

1) Cientista de Dados ou Analista Big Data

O que este profissional faz

Profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa.

O que é preciso

Saber sobre finanças, matemática e data science, mas ser um cientista de dados não é necessário. Conhecimentos legais e jurídicos são uma vantagem.

2) Facilitador de TI

O que este profissional faz

Explora tendências digitais e cria uma plataforma self-service automatizada para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos, incluindo assistentes virtuais.

O que é preciso

Ter formação em TI, ciências da computação, engenharia, ciências naturais ou administração de empresas. Habilidades de comunicação e liderança também são necessárias.

3) Oficial de Ética de Sourcing ou Gestor de Riscos

O que este profissional faz

Investiga, acompanha, negocia acordos de bens e serviços para garantir que gastos indiretos da empresa (em energia, restos e relações sociais) estão alinhados com os padrões de ética de seus stakeholders (que são pessoas ou grupos que legitimam as ações de uma organização/empresa e que têm um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização).

O que é preciso

Ter experiência com ética em ambientes corporativos, habilidades interpessoais e de comunicação, capacidade de trabalhar em grupo. Conhecimentos de negócios, lei, gestão pública ou filosofia são diferenciais.

4) Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial

O que este profissional faz

Define, desenvolve e implementa programas eficazes para acelerar vendas e negócios de inteligência artificial (IA).

O que é preciso

Ter experiência com vendas e desenvolvimento de negócios em grandes organizações, além de experiência corporativa com plataformas de IA, machine learning e computação em nuvem.

5) Especialista de Edge Computing

O que este profissional faz

Cria, mantém e protege o ambiente de edge computing, ou computação na “borda” (trata-se do limite da rede de computação em nuvem, perto da fonte de dados).

O que é preciso

Doutorado na área ou em áreas relacionadas, experiência com segurança e protocolo de internet das coisas (IoT), entre outros assuntos. Capacidade de arquitetar e projetar ambientes de computação em nuvem ou edge computing.

6) Walker/Talker

O que este profissional faz

Profissional autônomo, nada mais é do que alguém que presta um serviço de companhia para pessoas solitárias. Passa tempo com clientes idosos através de uma plataforma online para escutá-los e conversar com eles.

O que é preciso

Qualquer background será considerado. É preciso ter mobilidade para visitar clientes em casa quando for necessário.

7) Coaching

O que este profissional faz

Com a busca incessante do ser humano pelo total controle de todos os setores de sua vida, o coaching será uma profissão com grande potencial para o futuro.  Sendo para o desenvolvimento profissional ou pessoal, esse profissional irá oferecer uma ajuda especializada com foco em resultados a logo, médio ou curto prazo.

O que é preciso

Ter um Curso de Coaching, muita vontade de aprender e entender o universo dos seus clientes (coachees), flexibilidade para encarar situações delicadas ou difíceis, adaptando-se às questões que aparecerem durante as sessões, e aprender metodologia, técnicas, conceitos e ferramentas de Coaching.

8) Analista de Cybercidade

O que este profissional faz

Garante a segurança e funcionalidade da cidade ao garantir o fluxo saudável de dados (ambientais, populacionais, etc.) pelo sistema.

O que é preciso

Ter qualificações em engenharia digital, conhecimentos sobre circuitos eletrônicos e metodologias de startup enxuta e experiência com impressão 3-D. É preciso saber ler e interpretar dados em analytics.

9) Gerente de Equipe Humanos-máquinas

O que este profissional faz

Desenvolve um sistema de interação para que seres humanos e máquinas conversem melhor, o que aprimora essa equipe híbrida.

O que é preciso

Ter formação em psicologia ou neurociência e qualificação posterior em ciência da computação, engenharia ou recursos humanos. É preciso ter experiência em áreas relacionadas, como machine learning ou interação entre humanos e robôs. Experiência com UI/UX é um diferencial.

10) Alfaiate Digital

O que este profissional faz

Trabalha com clientes para obter medidas precisas (utilizando uma cabine especial) e garante que as peças caem bem.

O que é preciso

Ter experiência com moda, artes ou design de interiores, estar confortável com tecnologia e ter um bom tino comercial.

11) Chief Trust Officer

O que este profissional faz

Trabalha com equipes de relações públicas e finanças para construir relações de confiança no setor financeiro e encorajar transparência e responsabilidade no mercado de criptomoedas.

O que é preciso

Ter anos de experiência relevante (com criptomoedas, blockchain, bolsa de valores), mestrado na área, conhecimentos regulatórios e perfil analítico.

12) Analista de Quantum Machine Learning

O que este profissional faz

Pesquisa e desenvolve soluções de ponta, que aumentam a velocidade e performance de algoritmos e sistemas, ao integrar as duas disciplinas.

O que é preciso

Ter um perfil criativo e uma pós-graduação na área, além de anos de experiência com machine learning, computação quântica ou data science.

13) Creators ou Criadores de Conteúdo

O que este profissional faz

Esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.

O que é preciso

Ter perfil criativo e identidade própria, ótimas habilidades de comunicação, produzir um conteúdo de qualidade e relevante, que consiga atingir um público-alvo. Além de dominar as plataformas digitais de conteúdo, como o Youtube, por exemplo.

14) Guia de Loja Virtual

O que este profissional faz

Entrega atendimento ao cliente de maneira instantânea e virtual. O trabalho é remoto e utiliza realidade aumentada.

O que é preciso

Ter experiência com vendas, boas habilidades de comunicação, um bom ambiente de trabalho remoto.

15) Curador de Memórias Pessoais

O que este profissional faz

Contata diversos stakeholders, imprensa e fontes históricas para recriar e arquitetar experiências passadas de clientes que perderam suas memórias. Utiliza realidade virtual.

O que é preciso

Ter perfil criativo e nível excepcional de inteligência emocional, ótimas habilidades de comunicação, empatia, capacidade narrativa e vontade de inovar.

16) Profissional de Marketing Digital

O que este profissional faz

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online. Ele deve garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento da marca na Internet.

O que é preciso

Formação em Marketing, Publicidade, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação. Ter familiaridade com o ambiente digital, estar sempre disposta a aprender e se atualizar na área, ser apaixonado por números e métricas.

17) Controlador de Estradas

O que este profissional faz

Monitora, regula, planeja e manipula espaços aéreos e estradas, programando plataformas automatizadas de IA usadas para gerenciar espaços de carros e drones autônomos.

O que é preciso

Aptidão para o trabalho é mais importante que qualificações ou experiências anteriores. É preciso ter habilidades de comunicação, tomada de decisão, organização e resolução de problemas. Saber trabalhar sob pressão também é essencial.

18) Geneticista

O que este profissional faz

Identifica as prováveis doenças que uma pessoa tende a ter no futuro e agir na prevenção antes mesmo de aparecerem sintomas.

O que é preciso ter

Ter um grau avançado de estudos em biologia ou genômica, anos de experiência com igualdade genética ou similares. Habilidades interpessoais, de gestão e de comunicação também são essenciais.