3 atitudes negativas para evitar no ambiente de trabalho

Confira quais posturas podem atrasar a sua vida e impedir o crescimento profissional

Construir uma boa imagem é importante para garantir credibilidade dentro de uma organização e alcançar maiores posições. Para isso, é necessário ter bom senso e prestar atenção em atitudes e hábitos comuns que não são adequados, que podem até parecer inofensivos, mas são altamente prejudiciais para a sua carreira.

O site Educa+Brasil separou algumas dessas atitudes negativas que podem prejudicar o seu desenvolvimento profissional:

1) Trabalhar sem um objetivo maior

Muitas pessoas trabalham apenas pelo salário para pagar as contas, o que faz com que não saibam onde querem chegar profissionalmente. É preciso olhar para o que é importante para você, eleger prioridades e montar um plano de desenvolvimento profissional. Para ter uma carreira de sucesso, é preciso ter expectativas elevadas e trabalhar para alcançá-las.

2) Falta de proatividade

Essa atitude negativa faz que o profissional fique estacionado no mesmo lugar por anos e anos, esperando que qualquer coisa apareça, sem esforço. Para mudar essa postura, é preciso identificar a razão da falta de proatividade, se é por insegurança, por exemplo. Depois de descobrir os motivos, é preciso tentar resolvê-los para, em seguida, trabalhar essa questão.

3) Não desenvolver seu autoconhecimento

Conhecer bem suas emoções e suas lacunas técnicas ou comportamentais ajuda a evitar situações extremas, como se deixar levar por emoções primárias, como raiva, inveja, angústia e frustrações. O autoconhecimento é fundamental para identificar esses sentimentos, além de ajudar a conhecer seus valores para saber o que gera ou não motivação para você.