Estágio: Confira 8 dicas para você se destacar

O estágio pode ser a porta de entrada para um cargo efetivo

Se você vai começar a estagiar ou está procurando uma vaga de estágio, saiba que uma oportunidade de estágio pode ser mais que uma forma de ganhar experiência na sua área, mas o caminho para a efetivação. Porém, é importante saber que empresa só vai considerar sua contratação para um cargo efetivo se você se mostrar apto e isso será avaliado pelo seu perfil comportamental, produtividade e potencial profissional.

Confira 8 dicas para se destacar no estágio e ficar mais perto da efetivação:

1. Leve o estágio a sério

Se você quer ser considerado para um cargo, precisa levar o estágio a sério. Lembre-se que dentro de uma organização todas as atividades, por menores que sejam, são importantes para o bom funcionamento do sistema.

2. Aprenda com elogios e críticas

Receba de forma positiva os aprendizados e feedbacks. Cada vez mais, as empresas procuram por pessoas proativas, portanto, mostre interesse por aprender e ajudar. Quando receber feedbacks positivos, invista naquilo que você fez bem; quando receber negativos, avalie, repense e conserte o que for preciso.

3. Seja flexível

Provavelmente você irá atuar com pessoas de diversas gerações, que tem pensamento e posicionamentos divergentes. Aprenda a se adaptar a diferentes situações e pessoas e você estará sempre na lista de pessoas com quem a empresa pode contar. Mas lembre-se, ser flexível não significa concordar contudo, muito menos bajular chefes e colegas.

4. Socialize

Não se isole. Se puder, não negue um convite para almoçar com sua equipe. Deixe que eles te conheçam e queiram tê-lo por perto. Mas, atenção: não force intimidade com ninguém.

5. Procure um mentor

O esperado é que seu gestor cumpra esse papel. Você precisa de um profissional que ensine sobre a empresa, sobre o mercado, que lhe veja como um aprendiz e com quem você poderá sempre contar para tirar dúvidas e pedir auxílio.

6. Faça perguntas

Não tenha medo de fazer perguntas sobre suas atividades ou da organização. Isso demonstra seu interesse

7. Saiba administrar o tempo

É importante ser organizado e ter o cuidado de finalizar um projeto dentro do prazo.

8. Seja bom no que faz

Tudo que for fazer, faça bem feito. Dedique. Faça com que suas atividades não passem desapercebidas na empresa.

 

Responder