6 passos fundamentais para conseguir um emprego

Procurar espaço no mercado de trabalho não é fácil, mas estas dicas vão ajudar você

Encontrar espaço no mercado de trabalho, concorrido como sabemos que ele é, nunca é uma tarefa fácil, independentemente se você está buscando seu primeiro emprego ou se você já é um profissional experiente.

A verdade é que procurar trabalho pode ser uma experiência exaustiva e assustadora; é praticamente uma ciência, que requer tempo, planejamento, preparação e muita energia, física e, principalmente, mental. No entanto, se você fizer tudo sistematicamente, o processo será significativamente mais gerenciável, e você terá mais chances de obter sucesso em sua busca.

Siga estas etapas para um facilitar sua vida na hora de buscar uma posição no mercado de trabalho

1. Crie uma estratégia 

Quando se trata de encontrar um emprego, todos começam com uma mudança em sua vida: você pode ter acabado a pouco a escola ou a faculdade; pode estar buscando uma oportunidade melhor ou uma mudança de carreira; você se demitiu ou foi demitido, etc. Independentemente das suas circunstâncias, planeje sua abordagem:

Você não possui experiência, então precisa focar na sua formação. A sua estratégia precisa ressaltar cursos, estágios ou trabalhos voluntários.

  • Quando você está se demitindo

A menos que você tenha meios financeiros para fazê-lo, não se demita até ter assegurado um novo cargo (e preparado uma explicação apropriada para sua demissão, pois isso será perguntado durante as entrevistas). Além disso, você precisa coordenar o tempo de sua demissão e a data de início de um novo emprego.

  • Quando você foi demitido

Se você foi demitido, evite conectar a empresa que o demitiu com o empregador em potencial, a menos que você tenha certeza de que seu patrão/ gestor/ gerente fornecerá uma excelente referência. Isso provavelmente só se aplica se você foi demitido devido a cortes no orçamento ou reestruturação da empresa. Nos dois casos,  evite criticar a empresa anterior ou seus superiores.

2. Determine o trabalho que você deseja e se está pronto para ele

Antes de começar a procurar um emprego, você precisa descobrir qual posição deseja. Tenha um cargo de trabalho específico em mente, e depois faça algumas pesquisas para determinar as palavras-chave que você usará quando começar a procurar emprego.

Além do cargo, tenha em mente suas habilidades e aptidões. Quando você inicia a procura por um emprego, a descrição do trabalho, as responsabilidades e os requisitos irão dizer-lhe mais do que o título, pois atribuições de cargos tendem a variar entre as empresas.  Não perca seu tempo buscando ou se candidatando a empregos que você não está qualificado.

3. Defina suas prioridades pessoais e profissionais

Defina suas prioridades antes de começar sua pesquisa de emprego. Primeiro, faça uma lista dos “indispensáveis”, ou seja, fatores que você não pode abrir mão em seu futuro emprego, tais como a localização da empresa, faixa salarial desejado e seleção de benefícios e quaisquer outros fatores que não sejam negociáveis para você.

Em seguida, faça uma lista dos “não-obrigatórios, mas seria bom ter”. Por exemplo, você está procurando um tipo específico de empresa? Você prefere trabalhar em uma empresa estabelecida, em uma start-up ou em uma pequena empresa?

Fazer-se este tipo de perguntas (e anotar suas respostas) antes de começar a procurar um emprego irá ajudá-lo a tomar uma decisão clara e confiante, uma vez que você tenha uma oferta de emprego.

4. Organize sua presença on-line

Cada vez mais se torna importante melhorar as participações em mídias sociais. Os futuros empregadores podem estar pesquisando seu nome e buscá-lo no Facebook, Instagram, Twitter, etc. Portanto, cuidado com o que posta nas redes.

Dê uma atenção especial ao LinkedIn, que é uma rede voltada para a vida profissional. O seu perfil do LinkedIn deve estar atualizado com sua experiência e qualificações mais recentes. Aproveite o tempo para escrever um resumo envolvente que atrairá a atenção de possíveis empregadores.

5. Prepare seu currículo e carta de apresentação

Você deve ter uma versão “mestre” de seu currículo e de sua carta de apresentação, tudo formatado e revisado, antes de iniciar a busca de emprego. Mas, atenção: não envie o mesmo currículo e carta para todas as empresas e cargos. Você precisa ajustar ambos os documentos para destacar e enfatizar diferentes experiências ou qualificações, com base nas especificidades das diferentes posições e empresas para as quais você está candidatando.

6Esteja preparado para compartilhar sua história

É comum em entrevistas que surja a pergunta por que você quer trabalhar conosco? Esteja pronto para explicar suas razões para procurar um cargo nessa empresa, como ele se relaciona com seus objetivos profissionais e por que você é o melhor para aquela posição.

Responder