Estudo mostra o surgimento de 30 profissões

Confira 30 profissões que estão começando a surgir no mercado

Não há dúvida de que a tecnologia vem impactando fortemente no mercado de trabalho, levando ao fim ou remodelamento de alguns cargos e também criando novas atividades para atender a uma demanda crescente que busca se atualizar frente aos concorrentes. No Brasil, instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) confirmam a tendência dessa revolução.

Baseado neste cenário, o Senai realizou um estudo que apontou que 30 novas profissões vão surgir ou ganhar mais relevância com a chamada indústria 4.0, conceito relacionado às chamadas fábricas inteligentes, da quarta revolução industrial, determinada pelas tecnologias digitais, como internet, big data e inteligência artificial.

As novas profissões foram identificadas em oito áreas que o estudo realizado pelo Senai considera com aquelas que serão mais impactadas pelas novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0: setor automotivo, alimentos e bebidas, construção civil, têxtil e vestuário,  tecnologias da informação e comunicação, máquinas e ferramentas, química e petroquímica, e petróleo e gás. Confira a tabela:

30 novas profissões na industria

Foto: Reprodução/Senai

É preciso se atualizar

Saber as novidades no mercado é importante para quem ainda está escolhendo uma profissão ou quem está se formando e decidindo em que se especializar. Mas, perceba na tabela que, na verdade, não temos 30 novas profissões, mas 30 profissões que ganharam novas dimensões com a tecnologia. Por isso, se você já está no mercado de trabalho, é tão importante não se acomodar e, independente da sua profissão e campo de atuação, sempre se manter atualizado. Para não assistir às suas oportunidades de emprego e crescimento profissional desaparecerem, é essencial se qualificar para lidar com as inovações tecnológicas.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS