3 erros que você não deve cometer ao procurar um emprego

Saiba 3 erros que podem estar dificultando sua volta ao mercado de trabalho

Seu currículo é bom e você já enviou vários, mas, até agora, não teve sucesso? Saiba que alguns erros podem estar fazendo você perder oportunidades. Confira 3 erros que podem estar atrapalhando sua recolocação no mercado de trabalho:

1. Pesquisar sem saber o que quer

Em sites empregos, como o RIOVAGAS, há uma grande variedade de cargos. Antes de pesquisar, você precisa saber o que quer fazer, e não estou me referindo apenas ao cargo que você quer ocupar. Qual salário é o mínimo para você aceitar um trabalho? Você pode trabalhar em um local distante de casa? O que é negociável para você em termos de horários e benefícios? É muito importante que você se faça essas perguntas e tenha delimitado o que é indispensável e o que você poderia abrir mão. Isso porque, dificilmente, você encontrará aquela vaga perfeita: com um salário excelente, todos os benefícios que você quer e ainda pertinho da sua casa.

2. Candidatar-se a empregos que você não quer ou não pode ocupar

Se por um lado, não ser realista e ficar esperando a vaga perfeita não é bom, se candidatar a qualquer coisa também é outro erro. Duas reclamações comum entre profissionais de Recursos Humanos é:

  • Candidatos que se inscreverem em vagas para as quais claramente não estão qualificados;
  • Candidatos que são selecionados, mas desistem (por razões como distância, horário), faltando à entrevista.

Candidatar-se a vagas fora do seu perfil ou a empregos que, por razões diversas, você acabará não aceitando, só vai fazer você e o empregador perderem tempo.

3. Ter uma única estratégia

Se você tenta encontrar um emprego de uma única maneira, pode estar perdendo oportunidades. Você deve investir tempo em cadastrar seu currículo nas vagas do RIOVAGAS, por exemplo, mas não pode esquecer ativar sua networking! Converse com seus amigos e procure participar de eventos e palestras da sua área para fazer novos contatos. Mesmo que você esteja sem dinheiro para bancar eventos pagos, saiba que tem muita coisa gratuita em faculdades. Confira dicas de como fazer networking sem ser inconveniente.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS