Como você está se saindo em seu primeiro emprego?

Teste se você está indo bem em seu primeiro emprego

Ao conseguirem sua primeira colocação no mercado de trabalho, muitos jovens ficam em dúvida se estão se comportando da maneira adequada na empresa. O teste abaixo vai ajudar você a refletir sobre seu comportamento:

Não foi bem?

Ainda dar tempo de corrigir comportamentos e mudar atitudes. Confira as dicas:

Questão 01 – Você está sempre brincando no horário de trabalho?

É óbvio, mas não custa ressaltar: o horário de trabalho é para trabalhar! E não adianta tentar disfarçar, alguém sempre vai acabar notando que você está no game ou nas redes sociais, quando deveria estar realizando alguma tarefa no serviço.

Questão 02 – você diz sim para tudo e precisa refazer as tarefas?

Ser um bom profissional não significa aceitar fazer tudo que lhe pedem. Por exemplo, se você tem dúvidas quanto a uma tarefa, é melhor perguntar a seus superiores, do que fazer errado e precisar concertar depois.
Se você está sobrecarregado também precisa avisar ao gestor, pois ele terá tempo de pensar em outra solução e isso é bem melhor do que descobrir que você não pode dar conta da atividade quando o prazo já estiver acabando.

Questão 03 – Tem medo do seu chefe ou colegas de trabalho?

Respeitar seus colegas e chefe é primordial, mas isso é diferente de temê-los. Se você foi contratado, é porque perceberam suas qualificações para o cargo. Agir sempre com receio das opiniões dos demais vai impedir que você atinja seu potencial. Tenha mais confiança em si mesmo.

Questão 04 – É repreendido por suas vestimentas?

Se já chamaram sua atenção quanto a suas roupas, quer dizer que você não está se vestindo de acordo com a cultura da empresa. Você precisa refletir se ali é o lugar certo pra você. Se chegar a conclusão que gosta do cargo e do ambiente de trabalho, não tem jeito, vai precisar se adequar.

Questão 05 – Considera todos como amigos?

É excelente que o ambiente da sua empresa seja amigável e você se sinta à vontade para fazer amizade com colegas de trabalho. Entretanto, é pouco aconselhável que você considere todos, chefes e colegas, como amigos. Em uma empresa, por mais descontraída que seja, sempre haverá hierarquias e tarefas a cumprir, é bom não misturar as coisas. Para haver respeito, empatia e sintonia no trabalho, não é obrigatório se ter amizade ou intimidade entre os profissionais.

Questão 06 – Usa muitas gírias e palavras de baixo calão?

Algumas empresas podem ser mais flexíveis nesse quesito, mas, é melhor evitar gírias e, principalmente, palavrões. Afinal, em uma empresa, você estará lidando com um grupo variados de pessoas e o uso contante de expressões de baixo calão pode ser desagradável para muitas delas.

Questão 07 – Você se acha mais competente que seu chefe?

Se você não respeita seu chefe e o julga incompetente, as coisas certamente serão complicadas para você. Primeiro de tudo, se você é um profissional iniciante, é muito provável que você esteja equivocado. Não que você não seja competente, mas ainda tem um longo caminho para chegar a um cargo de gestão.
Você precisa avaliar sua opinião não está sendo contaminada por alguma implicância ou ressentimento. Será que você está lidando bem com os feedbacks que seu chefe lhe dá? Talvez você esteja levando críticas ao seu trabalho para o lado pessoal. Tente ouvi-lo com mais atenção. Se seu desagrado com seu chefe for mesmo impossível de superar, talvez o ideal seja procurar outra colocação.

Questão 08 – Justifica feedbacks recebidos?

Saber lidar com feedbacks, positivos ou negativos, é muito importante. O feedback é uma oportunidade de você saber que está realizando um bom trabalho ou que pontos precisa melhorar. Por isso, não encare-os como críticas pessoais nem ignore-os.

Questão 09 – Cria ruídos, fofocas ou participa delas?

Fofoca, só se for do capítulo da novela. Jamais invente ou ajude a espalhar boatos ou comentários indiscretos sobre colegas ou chefes. Se você participa das fofocas, de alguma maneira, será visto como alguém em quem não se pode confiar e, mais cedo ou mais tarde, vai acabar se prejudicando.

Questão 10 – É inflexível com opiniões alheias?

Se você tem uma opinião estabelecida para tudo e não escuta os outros de mente aberta, será incapaz de aprender.

Questão 11 – É impulsivo?

Se você é uma pessoa impulsiva, precisa se controlar. A impulsividade faz com que se tome decisões de forma apressada e se corra risco desnecessários.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades de primeiro emprego? Acesse o RIOVAGAS