Você sabe como preencher o Objetivo Profissional no currículo?

Saiba como descrever seu objetivo profissional no currículo

O objetivo profissional é uma das informações mais importantes contidas no currículo. Não importa se você está buscando seu primeiro emprego ou se já possui experiência profissional. Preencher o objetivo profissional é obrigatório se você pretende se destacar entre os outros candidatos.

Objetivo profissional: o que é?

Objetivo profissional é um texto curto, entre uma e três linhas, em que o candidato informa  o cargo ou a área em que deseja atuar na empresa e descreve suas expectativas profissionais.

Porque o objetivo profissional é importante?

Imagine que você trabalha no setor de recursos humanos de uma empresa e recebeu a incumbência de selecionar urgentemente um auxiliar administrativo para uma nova vaga. Ou seja, além das suas funções cotidianas, você precisa cuidar de mais essa tarefa. Pois bem, você divulgou a vaga no RIOVAGAS e recebeu cerca de 200 currículos. Em outras palavras, você tem muitos currículos para analisar e pouco tempo para escolher um profissional.

Dentro desse quadro, para economizar tempo, o recrutador pode fazer uma “peneira”, em que descarta logo de início, currículos que não informam o objetivo profissional ou que apresentam essa informação de forma genérica, sem demonstrar a aderência do candidato ao cargo.

Como descrever seu objetivo profissional:

Para conseguir que seu currículo chegue a ser lido pelo recrutador, é importante seguir as dicas abaixo:

1. Localização da informação

O objetivo deve aparecer em seu currículo logo depois dos seus dados pessoais, assim essa informação estará imediatamente visível para o empregador.

2. Um objetivo para cada cargo e empresa

É muito comum que um profissional se candidate a mais de um cargo. Escrever um objetivo muito genérico,  pensando em enviar currículos para diversos cargos e empresas diferentes, não é uma boa estratégia, pois como já foi dito, ao perceber que o objetivo não foi elaborado para aquele cargo, o recrutador pode logo descartar o currículo.

Portanto, deixe a preguiça de lado e edite seu currículo de acordo com a vaga a qual está se candidatando. Pense em seus objetivos particulares de carreira, saiba em que momento da vida profissional você está e o que pretende alcançar. Com isso em mente, escreva um objetivo bem específico, pois as empresas valorizam o profissional que sabe aonde quer chegar.

Mesmo que você esteja se candidatando a vagas parecidas, vale a pena revisar o currículo, pois há sempre uma maneira diferente de especificar seu objetivo, ressaltando aspectos mais condizentes com cada empresa.

3. Seja objetivo

Vá direto ao ponto. Não use frases longas e com muitos detalhes. Este tópico do currículo deve ser simples e o mais claro possível.

4. Nem sempre é necessário colocar o cargo

Área de atuação e cargo são coisas diferentes. Para uma mesma área de atuação existem diferentes cargos em que um profissional pode se encaixar. Se você está se candidatando  a um cargo especifico, não há problema em citá-lo, mas se você está enviando seu currículo para o banco de dados da empresa, deve evitar nomear a função. Por exemplo, ao invés de colocar como objetivo “Desenvolvedor de sistemas”, prefira: “Atuar na programação de sistemas em JAVA, php, banco de dados MySql e ferramentas para web”.

O que NÃO colocar no Objetivo Profissional

Você deve evitar clichês e objetivos gerais. Confira alguns exemplos:

  • “Quero contribuir para o crescimento da empresa”
  • “Colaborar com meus colegas de trabalho”
  • “Executar minhas funções com responsabilidade”

Toda empresa quer crescer e todo cargo, de alguma forma, contribuirá para isso. Dizer que apenas que quer ajudar a organização e seus colegas não significa nada e, na verdade, faz parte das suas obrigações. Você vai precisar ser mais específico, por exemplo, cite como sua formação ou experiências podem contribuir.

  • “Quero ampliar meus conhecimentos”
  • “Busco crescimento pessoal”
  • “Estou à procura de novos desafios”

Esses objetivos até são válidos, mas descritos dessa forma estão incompletos. Você precisa explicar, da forma mais simples possível, como assumir um cargo nessa empresa vai ajudar você.

  • “Posso atuar em qualquer setor que a empresa desejar”
  • “Gostaria de uma vaga em sua prestigiada empresa”

Esses dois objetivos são exemplos do que não se pode fazer de maneira alguma. Eles não especificam nada e praticamente imploram pela vaga, ao invés de mostrar a competência do profissional. Textos assim vão soar desesperados e pode afastar o recrutador.

Modelos de objetivos profissionais

Separamos alguns exemplos de objetivos profissionais para você se inspirar:

  •  “Busco atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público”
  • “Meu objetivo é atuar no apoio de serviços administrativos nas áreas: Contábil, Fiscal e Financeira”
  • “Desejo atuar na liderança de equipes de venda, estabelecimento de metas e práticas motivacionais ”
  • “Tenho como objetivo atuar na área de Marketing com segmentação de clientes e pesquisa de mercado”
  • “Busco atuar na área de Engenharia Civil na prática de acompanhamento e vistoria de obras e reformas”
  • “Desejo atuar na área de Direito através de auxílio no andamento de processos”
  • “Estou em busca da minha primeira experiência profissional na área de marketing, com o objetivo de colocar em prática o que aprendi na graduação e adquirir conhecimentos práticos que contribuam com meu crescimento profissional e com melhores resultados  para a empresa. “
  • “Possuo formação de vigilante e experiência na área de segurança patrimonial. Busco contribuir com o setor de segurança e proporcionar tranquilidade para todos os colaboradores.”
  • “Desejo contribuir com o trabalho de qualidade desenvolvido por essa empresa por meio de minha experiência como Enfermeira Obstetra em UTI e Centro-cirúrgico”
  • “Possuo vasta experiência na docência como professora de ensino infantil e almejo contribuir para resultados cada vez melhores dos estudantes e da instituição”
  • “Estou em busca do meu primeiro trabalho na área de administração e me coloco à disposição da empresa para aprender a função e contribuir para os resultados da organização.”

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS