6 Dicas para se sair bem no primeiro emprego

Confira dicas de como se sair bem no início de sua vida profissional

Junto com a alegria de ser aprovado no processo seletivo e conseguir o primeiro emprego, é normal que os jovens profissionais se sintam ansiosos com a nova rotina. Para ajudar aos iniciantes, separamos algumas dicas de como agir no ambiente de trabalho:

1. Comportamento

Sabe quando os professores tiram pontos dos alunos por conversar demais ou brigar na sala de aula? Pois bem, o trabalho não é tão diferente do ambiente escolar; claro que não haverá uma nota, mas você também será avaliado por seu comportamento. Para causar uma boa impressão, não basta apenas realizar as atividades designadas para você. A forma como conversamos e nos relacionamos com as pessoas, nossa dedicação às atividades e a maneira como demonstramos interesse pela empresa são alguns dos comportamentos mais observados pelos colegas e gestores. Tudo isso traça o seu perfil profissional e é determinante para se obter reconhecimento e crescimento profissional.

2. Observe tudo e todos

Se a situação é nova, tudo é novidade. Fique atento às atividades que você precisa executar, mas também ao que acontece ao seu redor para aprender. Procure se informar sobre o que a empresa desenvolve e como faz isso, busque entender os processos de todas as áreas e os desafios do negócio. É comum e esperado que os novos profissionais e colaboradores tenham muitas dúvidas, portanto,não tenha medo de fazer perguntas.

3. Crie relacionamentos

Saiba que se sentir um pouco deslocado nos primeiros dias do novo emprego é normal. Com o tempo, a timidez deixa de ser um problema e os bons relacionamentos vão surgindo. Interagir com os colegas de trabalho,  permite que você obtenha conhecimentos valiosos e maior segurança na realização das atividades, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e descontraído.

4. Cumpra horários e prazos

Imprevistos acontecem e é comum que acabem por ocasionar atrasos no trabalho vez ou outra, e, geralmente, são bem compreendidos pela gestão. Mas é preciso tomar cuidado com a pontualidade. Quando os atrasos se tornam recorrentes, a impressão que você passa é de que não está se preocupado com seu trabalho. O mesmo vale para os prazos a atender. Quando uma tarefa é delegada a você, é imprescindível que seja feita dentro do prazo estipulado, pois normalmente os trabalhos são em cadeia, uma coisa depende da outra. Caso perceba que não será possível entregá-la conforme o solicitado, avise seu gestor com antecedência.

5. Tenha iniciativa

Além de ser de fato um bom profissional, é preciso mostrar-se dessa maneira. Você precisa ser analítico na área em que atua, buscando formas mais eficientes e otimizadas de fazer as tarefas. Por exemplo, se houver alguma atividade que seja muito trabalhosa de se realizar, verifique outras alternativas e seja criativo para desenvolvê-la de outra maneira. Isso fará com que você ganhe pontos com os chefes e colabore mais com os resultados da empresa.

6. Invista em qualificação

Mesmo na primeira experiência profissional, o ideal é ir investindo em qualificação, seja graduação, pós ou curso de idioma. Fora a vantagem de ser visto como alguém interessado em aprender e em colaborar ainda mais com a empresa, uma formação enriquecida pode fazer você subir de cargo e aumentar seus ganhos.

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